«Espumantes & Champanhes»
Novo livro de João Paulo Martins

Se pensa que sabe muito sobre espumantes e champanhes, ou simplesmente é um curioso, o novo livro de João Paulo Martins é para si. «Espumantes & Champanhes» é um guia inédito, com mais de 200 vinhos daquela que é a nova moda de consumo.

Texto: Redação Human

 

A nova moda, segundo João Paulo Martins, veio para ficar. E agora o prestigiado crítico arrisca, com a ajuda do prestigiado chef Vítor Sobral, um conjunto de receitas que prometem surpreender quem as experimentar. Espumantes para beber com marisco cozido, com queijos ou carne de porco, champanhes para beber em esplanadas ou para receber convidados. Tudo isto está em «Espumantes & Champanhes», uma edição da Oficina do Livro, que chega amanhã, terça-feira, às livrarias, sendo apresentada no dia seguinte, quarta-feira, 24, às 18H30, no El Corte Inglés de Lisboa.

O livro convida a viajar no mundo destes vinhos, que são mais do que simples presenças em festas ou ocasiões especiais. Está organizado não por regiões ou data, mas por altura de consumo. Espumantes para marisco cozido, para beber sozinho, para queijos, carnes de porco, champagnes para beber em esplanada, para celebrar ou receber convidados. Tudo isto o livro apresenta.

João Paulo Martins, jornalista especializado na área dos vinhos, é redator da «Vinho – Grandes Escolhas» e assina uma coluna no semanário «Expresso». É membro do júri do «Concurso Mundial de Bruxelas» e já foi convidado para vários acontecimentos importantes no universo dos vinhos, em Londres, na África do Sul, no Brasil, em Madrid, em Düsseldorf e no Chile. Publicou o livro «Tudo Sobre Vinho do Porto», em quatro línguas, «Histórias com Vinho & Outros Condimentos» e «200 Wines for Pairing With Portuguese Food». Com o chef Vítor Sobral, assinou «O Portugal de Hoje à Mesa». Participou no «Portugal Wine Guide», única fonte de informação atualizada periodicamente sobre vinhos portugueses, que é editado em formato digital também em russo e mandarim. Publica há mais de duas décadas o indispensável «Vinhos de Portugal».