Colaboradores da MSD na limpeza da Mata de Lavos

Foi no passado dia 28 de setembro. Os colaboradores da MSD arregaçaram mangas e contribuíram para a limpeza da Mata Nacional das Dunas da Costa de Lavos, na Figueira da Foz.

A ação de voluntariado «Plogging na Mata Nacional das Dunas da Costa de Lavos» reuniu os colaboradores da MSD com um objetivo comum: sensibilizar para a cidadania ambiental. Este é também um propósito que a empresa defende a nível global, com a existência de um forte compromisso com a responsabilidade ambiental.

Vítor Virgínia, diretor geral da MSD Portugal, realçou a importância de ações como esta: «Uma das marcas da responsabilidade corporativa da MSD é o foco no trabalho voluntário junto das comunidades em que se insere. Temos no nosso ADN uma procura ativa por iniciativas que contribuam para a sustentabilidade e a manutenção dos recursos do nosso planeta e que incrementem o sentido de equipa e de cooperação entre os nossos colaboradores. Com estas iniciativas, procuramos sensibilizá-los e quem os rodeia para este objetivo, lançando também o debate nas nossas equipas para o impacto que as questões ambientais podem ter na saúde humana.»

A Mata Nacional das Dunas da Costa de Lavos está inserida na extensa floresta dunar do Pinhal de Leiria e constitui uma paisagem única e muito característica da costa atlântica da região centro de Portugal. A zona não foi afetada pelos incêndios de 2017. Contudo, para impedir que este espaço único se deteriore, é importante que exista um trabalho permanente de limpeza leve e de remoção de espécies invasoras, como as acácias. Os colaboradores da MSD tiveram como principais atividades a recolha de lixo como o plástico e o vidro e o arranque de acácias.

De assinalar que em abril de 2018 a MSD global voltou a receber, pela décima primeira vez, o prémio de sustentabilidade energética «Energy Star 2018», atribuído pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Ainda este ano, iniciou uma parceria com a Invenergy, a maior empresa privada de energia renovável norte-americana, de forma a contribuir para o cumprimento dos seus objetivos de sustentabilidade ambiental.