«Noite dos Medos»
Para espalhar o terror em Melgaço

No dia 31 de outubro, Melgaço será invadido por seres do além. a município mais a norte de Portugal convida para a «Noite dos Medos». O mote é o Halloween e promete atrair centenas de pessoas.

Texto: Redação Human

 

Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, passando por entre as ruas, a vila veste-se a rigor. Bruxas, abóboras e varandas iluminadas, ruídos sonoros assustadores, vassouras e potes de bruxas, panos pretos, teias de aranhas, entre outros, serão muitos dos elementos figurativos para a «Noite dos Medos».

A festa começa na Casa da Cultura, a partir das 21 horas. O espaço estará devidamente decorado e preparado para um «Welcome Drink dos Medos», seguindo-se a apresentação dos «Potes das Bruxas», que irão a concurso. A «Noite dos Medos» tem como ponto alto a «Procissão dos Medos», rumo ao «Cemitério dos Medos», num percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço. Aqui, serão entregues os prémios do concurso, seguindo-se o «Esconjuro das Bruxas» e a «Queimada Galega».

O pavor continua com a «Festa dos Medos», numa organização do Bar da Alameda, do LC Café Bar, do Bar Cova do Leão e do After Work bar & tapas. A noite será animada por DJs, a partir da meia noite. As entradas são gratuitas.

De assinalar que na primeira edição, em 2017, Melgaço cativou a população e turistas para festejarem o terror. «Foi um sucesso graças ao forte empenho de instituições e empresas que aderiram desde a primeira hora, assim como os melgacenses que fizeram a festa com muita alegria e animação», refere um elemento da organização.

O evento, organizado pela Associação Empresarial Minho Fronteiriço em colaboração com o Município de Melgaço e com os bares aderentes, nomeadamente o Bar da Alameda, o LC Café Bar, o Bar Cova do Leão e o After Work bar & tapas, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do oculto, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.