Um debate sobre o futuro do trabalho na indústria automóvel

«O futuro das qualificações e do trabalho na indústria automóvel» é o tema de um debate na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), numa conferência agendada para o próximo dia 27, quinta-feira, que reunirá pela primeira vez especialistas de diversas empresas, instituições de ensino e entidades ligadas ao sector.

A conferência, promovida pela Mobinov – Associação do Cluster Automóvel, abordará, entre outras questões, as atuais necessidades de contratação de técnicos profissionais especializados e engenheiros para o sector automóvel, pelo que se trata de um evento com especial interesse para estudantes e diplomados, nomeadamente do IPS, anfitrião do evento. As inscrições podem ser feitas no site a Mobinov.

Os trabalhos terão início pelas 10 horas, com uma intervenção do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, seguindo-se-lhe um diagnóstico do emprego em Portugal, a cargo de Luísa Bastos, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Ao longo da manhã estarão em discussão os temas «Desafios do emprego qualificado no cluster automóvel» e «Futuro da indústria automóvel e os novos paradigmas da qualificação profissional», através de dois painéis distintos que contarão com a participação de representantes das seguintes instituições: Grupo PSA, Epedal, Delphi Technologies, OPCO, AFIA, Instituto Superior Técnico, IPS, ATEC – Academia de Formação, Volkswagen Autoeuropa, MCG e ACAP – Associação do Comércio Automóvel de Portugal.

O encerramento será feito pelas 12h40, por um representante do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.