Esperança em aumento ou promoção

Os profissionais inquiridos pela Michael Page, uma respeitada consultora de recrutamento, mostram-se otimistas em relação ao futuro do mercado de trabalho. 44% espera receber um aumento salarial e 47% acredita que será promovido.

Estes são os dados do «Índice de Confiança da Michael Page» relativos ao segundo trimestre de 2018 e medem a confiança dos profissionais no atual mercado laboral. Têm por base a resposta dos profissionais que se candidataram a ofertas de emprego através do site da Michael Page, num total de 640 respostas em Portugal.

Otimistas em relação ao futuro, mais de metade dos profissionais portugueses que responderam ao inquérito consideram a situação económica positiva e 60,3% acreditam que o mercado de trabalho melhorará nos próximos seis meses. Em relação aos objetivos profissionais, 67% sentem-se confiantes sobre o desenvolvimento de novas competências e 54,5% na execução de novas funções. No que diz respeito à mudança de emprego, 51,9% dos candidatos inquiridos acreditam que irão encontrar um trabalho nos próximos três meses.

Em termos europeus, a Alemanha é o país mais satisfeito com o mercado laboral, com 70%, e a Itália regista a menor satisfação, com 40%. Portugal coloca-se ligeiramente abaixo da média europeia, de 58,7%, com uma taxa de 53,4% de satisfação relativamente às condições do mercado de trabalho.

Álvaro Fernández, diretor geral da Michael Page Portugal, refere a propósito destes resultados: «A confiança que os candidatos da Michael Page demonstram em relação ao futuro do mercado de trabalho reflete o desenvolvimento económico do país. O mercado de trabalho em Portugal vive uma fase de expansão, o que torna o recrutamento especializado fundamental na contratação de profissionais, aumentando a competitividade e produtividade nacionais.»

Mais informações sobre o «Índice de Confiança da Michael Page» aqui.