Vagas gratuitas para as escolas ensinarem a programar

Já estão abertas as inscrições para o «Projeto <Aprende a Programar>», uma iniciativa da <Academia de Código_Júnior>, com o apoio da Direção-Geral de Educação (DGE), que oferece a 100 mil crianças do primeiro ao sexto anos a possibilidade de aprender programação e abraçar uma aventura digital que as vai levar de utilizadores a criadores. As escolas interessadas em ter Ciências da Computação na sua oferta curricular devem candidatar-se até sete de outubro. O projeto está desenhado para que qualquer professor possa ensinar a programar.

As escolas que se propuserem ao programa têm que estar equipadas com computadores e acesso à Internet (um computador pode servir para até dois alunos). Os professores terão formação on-line de 25 horas, acreditada pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), para estarem preparados para acompanhar os estudantes neste desafio que os levará a familiarizar-se com o código. Já estão preenchidas mais de 45 mil vagas.

O projeto é totalmente gratuito para os estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental à exceção da área metropolitana de Lisboa, do Algarve e de escolas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, sendo que estas podem incentivar as autarquias locais a aderirem.

João Magalhães, chief executive officer (CEO) da <Academia de Código_>, assinalou: «Chegámos a mais de 30 mil crianças, ajudando-as através da programação, a desenvolver o raciocínio lógico e cognitivo e ao mesmo tempo promovendo a inclusão social na sala de aula através dos nossos conteúdos. Em muitos casos, os resultados na disciplina de Matemática melhoraram substancialmente. Na sequência deste sucesso, este ano abrimos 100 mil vagas.»

Mais informações: e-mail (inscricao.escolas@academiadecodigo.org).