Adotar estratégias integradas de saúde e bem-estar apoiadas em ferramentas digitais e de tratamento de dados será um fator crítico na gestão dos custos cada vez mais elevados dos programas de benefícios de saúde para as empresas. Esta conclusão é revelada no novo estudo da Mercer Marsh Benefits, que demonstrou que os custos médicos de planos privados estão a aumentar quase três vezes mais do que a inflação na maioria das principais economias.
O estudo, denominado «Medical Trends Around the World 2018», inquiriu 225 seguradoras em 62 países. Indica que as empresas têm uma oportunidade para melhorar a gestão dos custos de saúde e aumentar os resultados para os seus colaboradores. De acordo com as seguradoras, apenas 14% das empresas oferecem programas preventivos aos seus colaboradores. Enquanto a saúde mental é agora referida como o terceiro maior fator de risco, as empresas não estão a responder de forma efetiva, com perto de 40% das seguradoras a indicar que os planos médicos de colaboradores não providenciam acesso a aconselhamento personalizado. Cada vez mais, as empresas devem olhar para a saúde mental, a par da saúde física, como um dos elementos essenciais para ajudar os colaboradores a serem mais produtivos e atingirem todo o seu potencial.
Por outro lado, dadas as expectativas atuais dos colaboradores em gerir os seus benefícios através de uma experiência digital, as empresas e as seguradoras terão de investir em ferramentas digitais e de análise de dados, visto que atualmente uma em cada seis seguradoras não permite avançar com reclamações digitais.
Paulo Fradinho, business leader da Mercer Marsh Benefits em Portugal, afirmou: «Com o aumento dos custos de saúde, as empresas questionam-se sobre a constituição e a manutenção dos seus programas. Tendo em conta a revolução digital que está em curso na área da saúde, a Mercer está a apoiar empresas inovadoras a redefinirem os seus programas de benefícios e de saúde e a questionarem a estrutura tradicional de seguros médicos. Hoje a tendência é implementar uma estratégia de bem-estar através de benefícios que tenham impacto na satisfação das expectativas individuais e, consequentemente, na produtividade das pessoas.»
O especialista referiu ainda: «Os seguros de saúde estão num processo de mudança que irão beneficiar os clientes. O estudo evidencia a nossa antiga convicção de que é necessário investir muito mais no digital e no tratamento de dados. É crescente a tendência, por parte das seguradoras, de recolher e utilizar os dados dos segurados de forma mais eficiente. Se forem feitos progressos nesta área, as empresas estarão melhor preparadas para satisfazer as necessidades dos seus colaboradores e atingir o objetivo maior de um serviço de saúde mais acessível e focado na qualidade para todos.»
O download do estudo pode ser feito aqui.