«INSIGHTS 2018», em setembro, em Lisboa

A Data Science Portuguese Association (DSPA) vai organizar nos dias seis e sete de setembro a conferência internacional «INSIGHTS 2018». O objetivo é abordar a tecnologia mais inovadora e disruptiva em termos de data science e inteligência artificial (IA), partilhando exemplos práticos de utilização no mundo real e debater os principais desafios, oportunidades e preocupações dos diversos stakeholders do sector nestes domínios.

O «INSIGHTS 2018», que decorrerá na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, e que servirá também como apresentação ao mercado nacional e internacional da DPSA enquanto plataforma para um movimento concertado no domínio de data science, terá diversas sessões temáticas: casos empresariais de sucesso com recurso a disciplinas de data science, palestras técnicas, o debate sobre o futuro da IA, o foco em startups, scaleups e unicórnios em domínios de data science, o debate sobre a importância de data science na transformação e na organização das cidades e, ainda, o debate sobre uma questão premente: «Serão os data scientists os futuros chief executive officers (CEOs)?».

No leque dos oradores convidados já confirmados, destacam-se Cortnei Abercrombie, fundadora da plataforma AI Truth, que se dedica ao empowerment das pessoas com vista ao melhor entendimento, envolvimento e ação em domínios de IA, e Soares de Andrade Jr., professor no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Brasil), investigador nas áreas de sistemas complexos, física estatística e computacional, teoria da percolação, fractais, entre várias outras. Diversos outros oradores, proeminentes personalidades nacionais e internacionais, irão sendo apresentados pela DSPA ao longo das próximas semanas.

O evento destina-se a todos os interessados em data science, desde estudantes de áreas de ensino que se cruzem com data science (matemática, estatística, física e engenharia, mas também gestão, administração e finanças, entre outras), até profissionais do sector, entidades públicas, empresas prestadoras de serviços e soluções e empresas de diversos sectores de atividade com áreas de negócio em analytics, IA e machine learning.

Fernando Matos, presidente da Direção da DSPA, assinala: «O data science assume um papel cada vez mais relevante na transformação das pessoas, da sociedade e da economia. Não sendo uma área propriamente nova em termos conceptuais, a verdade é que o desenvolvimento tecnológico tem dado origem não apenas à criação de um maior volume de dados a todos os níveis e em todas as áreas, mas também ao aumento exponencial da capacidade computacional dos dados que vão sendo gerados. É o valor do cruzamento de ambos que tem permitido o reconhecimento crescente da relevância do data science, e é esta, pela sua criticidade e impacto em diversos domínios, que debateremos nesta nossa primeira conferência internacional, que terá uma periodicidade anual.»