OGMA reúne colaboradores e famílias no aniversário

A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, que está a celebrar 100 anos de existência, reuniu em Alverca cerca de cinco mil colaboradores, reformados e seus familiares no seu evento anual «Portas Abertas», que este ano decorreu no dia 30 de junho num formato especial por se tratar do centenário da empresa.

Neste evento, os familiares e os colaboradores tiveram oportunidade de usufruir de um programa de lazer, que incluiu atividades lúdicas para todas as idades, demonstrações da Força Aérea Portuguesa, exposição estática de aeronaves e um espetáculo musical. Este é um dos momentos em que a OGMA investe no envolvimento das suas equipas, proporcionando aos colaboradores a oportunidade de trazer os seus familiares, para que conheçam a empresa.

Além de assinalar o seu primeiro centenário, com esta comemoração a OGMA reforçou o sentimento de pertença, materializado na homenagem ao contributo dado por gerações de colaboradores, com o apoio das suas famílias, ao longo de um século de existência.

Durante a sessão institucional comemorativa do centenário, que decorreu no dia anterior ao evento de colaboradores «Portas Abertas», presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da república, a OGMA prestou tributo a todos os colaboradores que passaram pela empresa, homenageando um antigo trabalhador, João Cêra, que trabalhou aí entre 1943 e 1980. Este antigo trabalhador foi distinguido também pelo presidente da república, que lhe atribuiu a Medalha da Ordem de Mérito, entregue pela primeira vez a um trabalhador fabril, num gesto de homenagem a todos os atuais e antigos colaboradores da empresa.

Criada em 1918, a OGMA assenta a sua atividade em duas áreas de negócio – manutenção, reparação e revisão geral de aeronaves e de motores e componentes de aviação comercial, executiva e de defesa, e fabrico de aeroestruturas para aeronaves civis e militares. Conta com mais de 1.800 colaboradores.

 

Nota: foto de Filipe Vera-Cruz.