Fundação Vodafone promove formação em robótica

Entre 16 e 20 de julho, a Fundação Vodafone vai transportar o universo da robótica até quatro instituições nos Açores. Durante uma semana, cerca de 100 crianças entre os 10 e os 14 anos irão interagir, de forma lúdica, com robots e novas tecnologias, adquirindo as noções básicas da sua estrutura e do seu funcionamento, podendo posteriormente desenvolver novas funcionalidades, jogos ou outros robots.

As instituições visadas localizam-se na Ribeira Grande e em Ponta Delgada: CASA, Centro de Apoio Social e Acolhimento (um dia), Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (dois dias), Kairós, Coriscolândia (um dia) e Colégio de São Francisco Xavier (um dia).

A Fundação Vodafone vai disponibilizar 20 kits de robótica e cinco computadores a estas instituições, de forma a que as crianças sejam desafiadas a observar, abstrair, raciocinar e inventar, explorando e estimulando a sua capacidade de criação.

O objetivo é proporcionar o contacto com tecnologia, despertando o interesse das crianças pelas ciências da engenharia e desenvolvendo competências científicas em eletrónica, física, matemática e computação através da experimentação, da observação, da análise e da discussão. Também a criatividade e a imaginação serão estimuladas quando desafiadas pelas potencialidades dos diferentes objetos tecnológicos.

Desta forma, a robótica irá ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças por meio de atividades desenvolvidas em grupo, podendo vivenciar situações e desafios do seu quotidiano, planeando, apurando as ideias, montando, programando, testando e corrigindo o funcionamento de mecanismos.