Verão no Algarve
Uma multiplicidade de eventos culturais

Em julho, o Algarve dá as boas-vindas aos veraneantes com um programa de eventos, certames e espetáculos que promete animar as noites e oferecer momentos inesquecíveis a quem visita a região.

Texto: Redação Human

 

Os espetáculos musicais têm um grande destaque na edição de julho do «Guia do Algarve». De cinco de julho a dois de agosto, o Castelo de Silves recebe todas as quintas-feiras ao final do dia um concerto de world music («Sunset Secrets, Quinta do Castelo»), explorando várias sonoridades do Mediterrâneo. O Parque do Palácio da Galeria em Tavira acolhe um concerto único de Noa, a mais importante cantora internacional de Israel, e de Teresa Salgueiro, que se deu a conhecer através dos Madredeus. Durante o mês de julho, os vários estilos musicais ecoam pelos concelhos algarvios, com os concertos «Jazz no Palácio» (de 19 a 21) e «Fado no Coreto» (17 e 31) em Tavira; música clássica com Consórcio Dolce a 7 de julho, e salsa com a Banda Cuba Libre em São Brás de Alportel (dia 14); o «Festival de Bandas Filarmónicas», em Castro Marim, entre muitos outros. Destaque ainda para o recital de guitarra portuguesa que decorre diariamente (exceto sextas e sábados) no Centro Interpretativo do Arco da Vila, no Posto de Turismo de Faro.

Os Festivais são sempre um marco importante na programação estival do Algarve. O Jardim da Alameda João de Deus em Faro recebe, entre cinco e sete de julho, o «Alameda Beer Fest», onde será possível provar cerca de 200 cervejas enquanto se assiste a espetáculos musicais e outras performances artísticas. Albufeira promove o «Festival Al-buhera», de 25 a 29 de julho, com música, animação de rua e mostra de artesanato. De 26 de julho a cinco de agosto, a gastronomia algarvia estará em destaque na «Festa da Ria Formosa», onde será possível degustar o melhor marisco oriundo da Ria Formosa e outras especialidades locais, acompanhados por animação diária a cargo dos melhores artistas regionais. De 12 a 15 de julho, Lagos organiza ainda o «inLagos Street Food Fest», e Castro Marim o «Festival Internacional do Caracol» (de 20 a 22).

Este mês também estão previstos vários espetáculos de dança, nomeadamente o «Espetáculo Final de Ano Letivo de Dança Conservatório Regional do Algarve Maria Campina», no dia oito de julho, no Teatro das Figuras de Faro; a «Gala Final do XIII Workshop de Dança», em exibição no Auditório Municipal de Albufeira a 14 de julho; o «XVIII Festival de Folclore Nacional», que decorre na zona ribeirinha de Portimão a 14 de julho; e ainda a «Gala Final do XVIII Algarve Internacional Dance Summer School», marcado para 29 de julho, no Teatro das Figuras em Faro; entre muitos outros.

O desporto é rei por terras algarvias e promete motivar momentos emocionantes. De seis a oito de julho, as pistas do Autódromo Internacional do Algarve recebem as «24H Endurance Series», emblemáticas provas de resistências ao volante que não deixarão ninguém indiferente. Em Faro, decorre ainda, de cinco a sete de julho, a «XXVI Volta ao Algarve à Vela 2018» e, de 21 a 29 de julho, o «Campeonato Nacional de Patinagem Livre». A Praça I de Maio de Castro Marim será o cenário da «Prova de Resistência Noturna ‘Por Terras de Salmarim’» de BTT» (sete de julho). A não perder está mais um ícone da programação: o «Algarve Classic Cars», que já vai na sua 26ª edição, e que irá percorrer vários concelhos algarvios.

No que diz respeito a feiras e mercados, destaque para a «XXVII Feira da Serra 2018», que decorre de 26 a 29 de julho em São Brás de Alportel. Durante o certame, cujo tema deste ano é a alfarroba, serão revelados sons, saberes e sabores típicos da Serra do Caldeirão. A pensar nos mais gulosos, Lagoa promove, de 18 a 22 de julho, a «Mostra do Doce Conventual»; enquanto Lagos se transforma na capital artística da doçaria algarvia, com a realização da «Feira Concurso Arte Doce» no último fim-de-semana de julho. Tavira recebe ainda a «Feira dos Vinhos: Tavira por provas», promovida pela Rotas dos Vinhos do Algarve (de 13 a 15); e de 20 a 22 de julho, é a vez de Portimão de se dedicar aos melhores néctares da região com o evento «Portimão Wine Tasting», que decorrerá na Fortaleza Santa Catarina.

De 19 a 22 de julho, está de regresso a «Concentração Internacional de Motos de Faro», uma das maiores e mais míticas concentrações motards em toda a Europa, que conta todos os anos com milhares de motociclistas nacionais e internacionais. O festival «FIESA», a maior cidade de esculturas em areia, também já é um marco incontornável dos verões algarvios, e para deleite de miúdos e graúdos estará patente até novembro em Pêra. De cinco a oito de julho, Lagoa organiza o «V Mercado de Culturas… À Luz das Velas», um evento cultural único em Portugal, que tem este ano como temática o continente africano, e onde, todos os dias milhares de velas irão formar 40 símbolos referentes a África.

A sete de julho, o Teatro das Figuras apresenta «RAUL – Um espetáculo de Homenagem a Solnado», que revisita os monólogos mais hilariantes de Raul Solnado, pela voz de Telmo Ramalho. A peça «A Grande Ressaca», com representação de Carlos Cunha, estará em cena de quatro a sete de julho no Auditório Municipal de Albufeira. Tavira promove ainda «XIV ‘Cenas de Rua’ – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira», que decorre durante as primeiras duas semanas do mês, com uma variedade de espetáculos de diversas origens.

Em julho, estarão patentes no Algarve cerca de duas dezenas de exposições de fotografias, olaria, pintura e escultura, com destaque para a primeira mostra itinerante da Fundação «La Caixa», a «Exposição Itinerante ‘A Floresta’ – Muito mais que Madeira», que pretende sensibilizar para a importância da gestão sustentável deste ecossistema. Será possível visitar a exposição na zona Ribeirinha de Portimão, de 12 de julho a 28 de agosto.

Programa completo aqui.