Mais de 160 mil jovens não estudam nem trabalham

No passado dia 19, decorreu em Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), uma sessão de reflexão sobre os desafios e as aprendizagens da iniciativa «Make the Future… Today!», do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Cobrindo um período compreendido entre abril de 2017 e junho de 2018, a iniciativa destinou-se a acelerar o acesso ao programa «Garantia Jovem» (ver aqui), tendo em vista aumentar o número de jovens NEET (não estudam, não trabalham, nem frequentam formação) registados no serviço público de emprego (IEFP) e melhorar a eficiência das parcerias.

Na sessão foram apresentados as aprendizagens e os desafios da «Garantia Jovem», em Portugal e na Europa, tendo sido promovido um debate em torno do tema empregabilidade jovem e do papel que as diferentes organizações podem ter.

Novos dados revelam que mais de 160 mil jovens portugueses não estudam nem trabalham, dos quais 50,2% pertencem ao género feminino e 49,8% ao género masculino. No que diz respeito à idade destes jovens NEET, 45% correspondem a jovens com idade compreendida entre os 20 e os 24 anos, 41% entre os 25 e 19 anos e 14% nas restantes faixas etárias.

A baixa qualificação aumenta, em cerca de três vezes a probabilidade de isto acontecer: 41% dos jovens têm apenas o nono ano de escolaridade e 42% o nível do ensino secundário. Apenas 17% corresponde às restantes posições académicas. Outro dado é que 59% dos jovens portugueses são desempregados inscritos no serviço público de emprego, enquanto 41% não se encontram registados nos serviços de emprego, educação e formação.

O evento de dia 19 assumiu também a forma de encerramento institucional do projeto «Make the Future… Today!», com partilha das atividades desenvolvidas e das aprendizagens de futuro, numa visão pós-projeto. Pelo painel de oradores passaram Paulo Feliciano (do IEFP), Cristina Carita (da Fórum Estudante), Lia Pappámikail (do ICS), Vitor Moura Pinheiro (do IEFP), Diana Dias (jovem apoiada pela «Garantia Jovem»), Raquel Santos (da Fertagus), Olga Fernandes (da associação ANIMAR») e Ana Rocha (do Gabinete de Emprego e Inserção do Município de Cabeceiras de Basto).

De janeiro de 2017 e junho de 2018, a iniciativa «Make the Future… Today!» destinou-se a acelerar o acesso à «Garantia Jovem» em Portugal, tendo em vista aumentar o número de jovens NEET registados no sistema e melhorar o trabalho em rede dos cerca de 1.500 parceiros no terreno.

A iniciativa coordenada pelo IEFP e apoiada pela Comissão Europeia desafia os jovens entre os 15 e os 29 anos a tomarem uma atitude proactiva pelo seu futuro, consciencializando-os para a importância de aproveitarem as oportunidades que o IEFP disponibiliza para aumentarem a sua formação, a qualificação e a experiência profissional.