«Hippie»
O novo romance de Paulo Coelho

O escritor brasileiro descreve uma geração que vai muito além dos cabelos compridos e do amor livre, num romance nitidamente autobiográfico.

Texto: Redação Human

 

«Hippie», o mais recente livro de Paulo Coelho (edição Pergaminho), é um romance autobiográfico que revela o seu percurso até se tornar num autor de fama mundial.

Numa jornada que vai desde a prisão como terrorista pela ditadura militar brasileira, em 1970, passando por Amesterdão rumo ao Nepal, Paulo Coelho descreve uma geração que procurava descobrir o verdadeiro significado da existência e fazer do mundo um lugar livre e pacífico.

Com uma narrativa ritmada, o autor revela figuras e situações semelhantes àquelas que se cruzaram no seu caminho, numa reflexão sobre o curso da sua vida, que permite descobrir um movimento que ia muito além dos cabelos compridos e do amor livre, assentando os seus ideais e valores no respeito mútuo, com o intuito de transmitir uma mensagem de paz e tolerância, tão necessárias num mundo austero e por vezes inconciliável.

«Em setembro de 1970, dois locais disputavam o privilégio de serem considerados o centro do mundo: Piccadilly Circus, em Londres, e a Praça do Dam, em Amesterdão. Mas nem toda a gente sabia disso: se perguntassem à maior parte das pessoas, elas teriam respondido: ‘A Casa Branca, nos Estados Unidos, e o Kremlin, na União Soviética.’ Porque essas pessoas informavam-se por jornais, pela televisão, pela rádio, meios de comunicação já completamente ultrapassados e que jamais voltariam a ter a relevância que tiveram quando foram inventados.»