Porto Croft
430 anos em edição limitada

O lançamento do Croft 430th Anniversary celebra a origem em 1588 e a riqueza da história da mais antiga casa de vinho do Porto em atividade.

Texto: Redação Human

 

A longa e apaixonante história da casa de vinho do Porto Croft não começa nem em Portugal nem com a família Croft. Começa na cidade inglesa de York, pela mão de Henry Thompson, em 1588, o mesmo ano da frustrada tentativa de invasão de Inglaterra pela Invencível Armada, do rei Filipe II de Espanha.

Adrian Bridge, diretor geral da Croft, assinalou: «A excelência da Croft, uma das mais ilustres e tradicionais casas de vinho do Porto, perdura no tempo graças ao espírito empreendedor das famílias proprietárias e à total dedicação à produção dos melhores vinhos do Porto. É com grande alegria que no mesmo ano que celebramos os 430 anos da Croft celebramos também os 10 anos do lançamento do Croft Pink, o primeiro vinho do Porto rosé e que deu continuidade ao espírito pioneiro que caracteriza a história da casa.»

Para comemorar a efeméride, a empresa decidiu produzir uma edição limitada de um vinho do Porto, o Croft 430th Anniversary Celebration Edition. Os rótulos ostentam a recriação da obra «Naufrágio da Armada Espanhola em 1588», do artista plástico holandês Jan Luyken, que faz parte do acervo do Rijksmuseum de Amesterdão.

O vinho, um lote criado em exclusivo para esta edição de celebração, é explicado pelo diretor de enologia, David Guimaraens: «A Croft é conhecida pelos seus vinhos do Porto vintage com aromas de fruta pungente e taninos sedosos. Este é um Porto Reserva Ruby soberbo, exibindo todo o seu carácter frutado, característico do estilo distintivo da casa.»

O Croft 430th Anniversary está pronto a ser consumido, recomendando-se a que a temperatura de serviço esteja entre os 12 e os 16 graus centígrados. Acompanha na perfeição um bom queijo, especialmente um bom queijo cheddar. É também delicioso com sobremesas à base de chocolate preto e frutos silvestres. Será comercializado em 35 países, sendo que no caso de Portugal estará disponível em garrafeiras e lojas especializadas a partir de julho.

 

A Croft

A história da casa Croft começa antes da própria história do vinho do Porto. Em 1588, ao tornar-se membro da Merchants Company of York, Henry Thompson pode usar os direitos atribuídos a esta companhia por Elizabeth I em 1851, para constituir um negócio de comércio de vinhos. Assim, no mesmo ano da tentativa de invasão de Inglaterra pela Invencível Armada, Thompson fundou a empresa de comércio que transacionava vinhos com origem de Portugal e que hoje conhecemos como a casa de vinho do Porto Croft.

Em 1739, John Croft torna-se o primeiro Croft sócio da empresa, o percussor de uma notável linhagem que construiu uma das mais ilustres casas produtoras de vinho do Porto vintage. Um antigo livro de registos da empresa mostra que em 1788 foi expedido para Inglaterra o vintage 1781, configurando-se como o primeiro vintage de que há registo. Seguiram-se os Croft 1784, 1785 e 1786. No catálogo da Christie’s de 1810 é referido, pela primeira vez, um vinho do Porto associado ao nome de uma casa, o Croft 1790.

Em 1962 a Croft foi vendida à multinacional IDV, que anos mais tarde deu lugar à Diageo, onde permaneceu até 2001, ano que foi adquirida pelo Grupo The Fladgate Partnership. Após a aquisição, foram efetuados avultados investimentos nas vinhas da Quinta da Roêda com a implementação do «Modelo de Viticultura Sustentável», desenvolvido pelo grupo. Este modelo de cultivo inovador, premiado em 2009 como exemplo de sustentabilidade, permitiu recuperar a paisagem e a biodiversidade. Em paralelo, foram construídas novas adegas, foi recuperada a pisa-a-pé anteriormente abandonada e introduzidas modernas tecnologias de vinificação.

O centro de visitas Croft na Quinta da Roêda foi totalmente remodelado em 2016 e recebeu cerca de 25 mil turistas em 2017, a que acrescem os 40 mil que passaram pelas Caves Croft em Vila Nova de Gaia, contribuindo para atrair e criar embaixadores para o Douro, para o Vinho do Porto e para a Croft.

A essência da Croft reside na famosa Quinta da Roêda, propriedade com 130 hectares e com 330 mil pés de vinhas plantados numa das melhores localizações da região do Douro. Aí subsistem alguns dos vinhedos mais antigos da região demarcada, alguns deles plantados em majestosos e bem preservados socalcos. A Quinta da Roêda contribuiu decisivamente para a reputação da casa como produtora de grandes vinhos do Porto vintage e serviu de inspiração ao poeta Veiga Cabral, a quem é atribuída a seguinte frase: «Se o Douro fosse um anel de ouro, a Quinta da Roêda seria o seu diamante.»