Número 111, junho de 2018

A edição de junho da revista «human» destaca na capa o responsável de recrutamento do Banco Best, Paulo Bessa Santos. Num tempo em que tanto se fala de transformação digital, a instituição é apresentada como um exemplo das mudanças por que vão passando as organizações. É o próprio responsável que a certa altura fala da «estrutura leve e dinâmica» do banco, «em permanente inovação, em que o cliente pode fazer praticamente todas as operações através dos canais eletrónicos», dizendo que isso é «o futuro». Ao mesmo tempo fala da existência de «uma forte componente humana», quer na relação que cada cliente pode ter com o respetivo gestor, quer nas pessoas que querem ter na instituição». E a propósito dessas pessoas, assinala que ao recrutarem procuram «dois tipos de competências, por um lado um excelente domínio técnico e por outro excelentes skills pessoais», algo a que cada vez assistimos mais nas organizações de vanguarda.

Outro destaque são diversos casos de boas práticas na gestão das pessoas, concretamente de seis das quase três dezenas de empresas que integram o «Great Place to Work Portugal 2018»: AbbVie, Banco Santander Totta, Cofidis, Groupe SEB, Leroy Merlin e Whirlpool.

Uma nota ainda para duas outras peças da edição, uma sobre outplacement e outra sobre trabalho temporário. Em ambas, o mesmo foco no futuro, seja pelo impacto em cada área da chegada dos millennials ao mercado de trabalho, seja pela crescente inovação tecnológica.

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

 

Resumo da edição

 

– Editorial, António Manuel Venda

– Zoom RH: Múltiplos Olhares; Estudo, «Randstad Workmonitor»; Dicas, Coaching; Tendências, Tecnologia e trabalho flexível; Flash Interview, Nicole Ferreira, da HRB Solutions; In Loco, «Conferência 2018», da Pessoas e Sistemas

– Primeira Opinião, Leandro Pereira

– Entrevista de Capa, Paulo Bessa Santos

– Ensaio, Líderes com «espírito de criança»

– Especial, «Great Place to Work Portugal 2018»

– Crónica RH e Novas Tecnologias, Machine learning em RH

– Em Foco, Trabalho temporário

– Crónica Relações Laborais, A crise da contratação coletiva

– Reportagem, Outplacement

– Espaço Executivo, Lealizar

– Em Direto, Aida Chamiça

– Espaço RH: Em Síntese; Livros; Agenda; Com Atitude…, José Duarte Dias; Legislação; Grandeza no Dia-a-dia, Mário Ceitil; Web

– Lifestyle:  Restaurante, Doca de Santo; Hotel, Quinta do Marco; Automóveis, Novas motorizações Opel Astra; Cinema; Teatro; Música; Leitura; Montra

– Última Página: António Souto

 

 

Edições anteriores

 

 

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.