Importância dos recursos humanos no turismo

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acolheu esta semana uma reunião da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com Cursos de Turismo (RIPTUR) e do Turismo de Portugal, durante a qual foi delineado um programa de trabalho tendo em vista a necessidade de reforçar a investigação e a formação de recursos humanos para o sector.

A reunião assumiu a forma de seminário/ workshop, tendo sido promovida pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/ IPS) no passado dia quatro. Aí se refletiu sobre ensino superior e turismo.

Na ocasião, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, assinalou: «Vivemos um momento muito positivo mas continuamos a ter desafios, e o principal tem a ver com o facto de termos mais 55 mil novos postos de trabalho criados no sector (75 mil ao todo, nos últimos dois anos), e se juntarmos todas as pessoas formadas por politécnicos, Turismo de Portugal, universidades, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) não temos que chegue para cumprir esta quantidade.»

Segundo o responsável, os recursos humanos são «a pedra de toque do que será a competitividade do turismo português no futuro» e «só uma atuação concertada entre todos os que têm responsabilidades no sector poderá garantir que Portugal possa subir na lista dos destinos mais competitivos do mundo, onde ocupa atualmente o décimo quarto lugar».

Criada em novembro de 2016 por 16 institutos politécnicos do país, entre os quais o IPS, através da ESCE/ IPS, onde é ministrada a pós-graduação «Gestão e Marketing Turístico» e onde será ministrado, a partir do próximo ano, um curso técnico superior profissional (CTeSP) em gestão de turismo, a RIPTUR deu entretanto origem ao Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR). Um «braço armado», como lhe chamou o seu coordenador, José Sancho Silva, que tem atualmente no terreno cerca de 200 pessoas, distribuídas por seis polos regionais.

Nesse sentido, concluiu Luís Araújo, «da parte do Turismo de Portugal há toda a disponibilidade e, mais do que isso, todo o interesse, em que esta relação com a RIPTUR, bem como com os politécnicos que estão nos territórios, seja o mais proveitosa possível».

O seminário/ workshop, onde marcaram presença instituições de ensino superior de todo o país, incluindo as ilhas, foi encerrado pelo presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, e pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, que classificou a RIPTUR como «um caso de sucesso incrível, que apenas carece de mais visibilidade». A governante apelou a que se olhe com mais atenção para as escolas profissionais e, concretamente, para a formação na área do turismo, aquela que considera «mais dramática em matéria de não prossecução de estudos». E enfatizou: «É o sector onde a transição para o ensino superior é quase inexistente. Precisamos de uma ação muito rápida no combate à ideia de que não vale a pena estudar, sobretudo porque nesta área a procura é muita e as pessoas acham que vão rapidamente começar a ganhar dinheiro sem precisar de estudar.» Fernanda Rollo apelou ainda à ajuda de todos neste desígnio da tutela do ensino superior.

Por seu turno, o presidente do IPS salientou «a relevância crescente da capacidade de atuar em rede, de que é exemplo a RIPTUR», e felicitou os parceiros pelo trabalho já desenvolvido, concluindo: «É uma rede que tem objetivos e planos muito claros, que avalia os seus resultados e, sobretudo, que tem projetos em cima da mesa. E a candidatura do CiTUR à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é bem o exemplo dessa capacidade de investigação.»