Maioria dos gestores assumem ter dificuldades em contratar

Mais de metade dos gestores assumem ter dificuldades na contratação. Esta é uma das principais conclusões do mais recente estudo realizado a 130 organizações a nível nacional pela ActionCOACH. A produção surge como a área mais problemática em termos de contratação (identificada por 47% dos inquiridos), seguida pelo departamento de vendas, que representa um desafio para 38% dos empresários. Pelo contrário, o recrutamento de profissionais para a administração parece ser a tarefa mais fácil, sendo apontado como uma dificuldade por apenas 8% dos gestores.

De salientar que 76% das empresas fazem a contratação internamente, não recorrendo a entidades especializadas ou a sistemas comprovados. As dificuldades na contratação não parecem, no entanto, resultar numa maior formação das equipas, já que quase metade (43%) das empresas auscultadas oferece formação aos seus trabalhadores apenas uma vez por ano e 12% nunca a disponibiliza.

O estudo demonstra ainda que, apesar de mais de metade dos gestores considerar que o seu investimento e o seu esforço não são devidamente remunerados, a maioria (76%) afirma estar mais feliz desde que tem uma empresa sob o seu comando. No que ao perfil de gestão diz respeito, 52% dos empresários definem-se como democráticos, 39% afirmam ser liberais e 9% assumem-se como autocráticos.

A amostra do estudo é composta essencialmente por micro e pequenas empresas – que representam 99% do tecido empresarial em Portugal –, destacando-se neste ponto as que empregam menos de 10 trabalhadores (57%) e as que apresentam volumes de negócio inferiores a dois milhões de euros (80%). A este nível, é importante destacar ainda que 53% das organizações auscultadas têm carácter familiar.