Novabase desenvolve «Escola 360»

O projeto «Escola 360» chega este ano letivo com um piloto que já se estende a cerca de 150 escolas e vai abranger 38 mil alunos de norte a sul do país. Trata-se de um projeto que está integrado no «Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa – SIMPLEX» e é promovido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, tendo como objetivo centralizar numa só plataforma todos os módulos que suportam a gestão de alunos dos ensinos pré-escolar, básico e secundário. A solução que suporta o sistema foi desenvolvida pela Novabase.

O «Escola 360» permite às escolas e a organismos da administração educativa gerirem de forma segura e fiável todo o ciclo de vida do aluno, proporcionando uma visão imediata do seu percurso, melhorando a articulação entre os vários atores no sistema educativo e ainda desmaterializando e uniformizando processos. Mas sempre mantendo a unicidade de cada escola, viabilizando uma gestão mais eficiente do sistema escolar.

Por outro lado, o «Escola 36» serve de suporte à monitorização do sistema educativo, uma vez que permite construir um repositório de conhecimento e gestão do percurso completo do aluno, com informação em tempo real. Esta informação permitirá acompanhar os resultados do sistema e atuar com políticas educativas consubstanciadas em dados de contexto atualizados e disponibilizar às escolas informação consolidada que permita a monitorização do processo educativo.

Ao mesmo tempo, a nova plataforma permite a redução de uma multiplicidade de aplicações de gestão escolar nas escolas (situação que constitui um entrave à uniformização de processos e geram ineficiências na alocação de recursos).

Já do ponto de vista dos encarregados de educação, o «Escola 360» disponibiliza um conjunto de serviços on-line, reduzindo a necessidade de utilização de formulários em suporte físico e de deslocações às secretarias escolares, contribuindo para maior simplificação e transparência de processos e o incremento da eficácia e da eficiência da sua interação com cada escola.

Depois de testado o piloto, estarão reunidas as condições para a universalização do acesso à plataforma «Escola 360», abrangendo perto de um milhão de alunos, do universo dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas tuteladas pelo Ministério da Educação. No global, beneficiará cerca de um milhão e 500 mil utilizadores entre pessoal docente e não docente, diretores escolares, colaboradores dos serviços da administração educativa e encarregados de educação.

Carmo Palma (na foto), managing director do negócio de Governo da Novabase, assinalou: «A transformação digital traz novos paradigmas para a educação. O ‘Escola 360’ é uma solução que transforma o modelo de relacionamento entre escolas, encarregados de educação, alunos e ministério, e promove agilidade, transparência e informação muito relevante para o sistema educativo.»