«Anadia + Verde» a um e dois de junho
«Feira do Ambiente» com leitão assado biológico e veículos elétricos

A Praça Visconde de Seabra, em Anadia, recebe nos próximos dias um e dois de junho, a partir das nove horas, a terceira edição da «Feira do Ambiente ‘Anadia+Verde’, numa organização da Câmara Municipal.

Texto: Redação Human

 

Após o sucesso das duas primeiras edições, o certame promovido pela Câmara Municipal de Anadia regressa para continuar a sua missão de dar espaço e protagonismo aos produtos biológicos, às soluções ecológicas e à proteção do meio ambiente. A grande novidade da edição deste ano é o leitão assado biológico.

Ao longo de dois dias, sexta-feira e sábado, oficinas, ateliers, demonstrações, palestras, exposições, divulgação de produtos biológicos e outras ações promotoras da atividade das entidades participantes, designadamente associações ligadas ao sector ambiental, estabelecimentos de ensino, viveiros, empresas e produtores biológicos. Haverá também um espaço de restauração, onde serão servidos, pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia, almoços e jantares biológicos, revertendo a receita a favor daquela instituição.

Tal como em 2017, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) junta-se à «Feira do Ambiente» e realiza, em Anadia, durante os dois dias, mais um «Encontro Regional de Veículos Elétricos», que servirá para explicar e demonstrar as vantagens deste tipo de veículos. A Câmara Municipal de Anadia disponibiliza, no recinto do certame, 15 tomadas de 16 A, existindo ainda, além destas, um posto da rede MOBI.E, localizado na Praça da Juventude, recentemente atualizado com duas tomadas de 22 kW. No sábado, após o almoço, os veículos irão dar corpo a um desfile de charme, que passará pelos principais pontos da cidade, dando visibilidade ao encontro e mostrando a mobilidade elétrica em ação.

Outro dos pontos altos da feira será o terminus da «Caminhada Verde», que decorre, também no dia um, pela manhã, no âmbito da «Rota da Floresta». Na ocasião, os alunos da Escola de Vitivinicultura e Enologia da Bairrada irão entregar o testemunho da caminhada à presidente da Câmara Municipal de Anadia.

Sendo um de junho o «Dia Mundial da Criança», os mais novos terão direito a atividades que lhes são especialmente dedicadas, e que se estendem ao dia de sábado. Karts e insufláveis garantem a animação e, no sábado à tarde, entre as 15 e as 18 horas, haverá também uma gincana de bicicletas.

Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol do ambiente é um dos objetivos da autarquia, que pretende ainda incentivar a adoção de modos de produção mais amigos do ambiente e que afastem o recurso a tratamentos com produtos químicos.

Promover a produção e o consumo de produtos biológicos, dando-os a conhecer e exortando a população a consumir alimentos e vinhos produzidos segundo métodos e técnicas que respeitam o meio ambiente é também um objetivo do evento.

Serão dois dias dedicados à promoção da cidadania e da qualidade de vida da comunidade, que irão ainda proporcionar bons momentos de confraternização. Na sexta-feira, um de junho, o certame poderá ser visitado das nove às 22 horas e no sábado, dois de junho, entre as 10 e as 23 horas, sendo a entrada livre.