Talentia Software colabora com a GAES

A Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão do rendimento financeiro e do capital humano, anunciou a renovação de todo o sistema de gestão de recursos humanos da GAES. A empresa espanhola, líder em correção auditiva, confiou na solução «HCM», da Talentia, como ferramenta principal na sua estratégia para unificar a política de feedback e desenvolvimento contínuo, e favorecer a autogestão de certas funções por parte dos colaboradores, com o desafio de construir um sistema de gestão baseado na colaboração.

O ambicioso projeto prevê a implementação de vários módulos Talentia Software, no próximo ano. Atualmente, na primeira fase, implementar-se-á uma solução para o Departamento de Seleção e Desenvolvimento, sendo que com isto a GAES espera reforçar a sua tradicional política de contratação, formação e conciliação laboral. Hoje em dia, a GAES dispõe de uma rede de 600 centros auditivos, dos quais mais de 500 estão em Espanha e os restantes distribuídos por Andorra, Portugal, Chile, Argentina, Equador, Panamá, Colômbia e México, somando 1.800 colaboradores. Além disso, como empresa em contínua expansão, cada mês são adicionados novos centros à escala nacional e internacional.

Numa segunda fase, as funcionalidades do aplicativo serão expandidas para gerir o desempenho dos colaboradores: a gestão do talento, a planificação da sucessão e carreira e o feedback continuo. Manel Giménez, diretor de pessoas e organização da GAES, assinalou: «Em particular, os processos de engagement e clima de trabalho foram utilizados há algum tempo na GAES e recorreram a diversos métodos que auxiliavam através de técnicas simples de feedback informal, contínuo e partilhado com os seus funcionários, visando reforçar o compromisso, aumentando a contribuição do colaborador para melhorar a vida profissional e sendo mais visível na organização.»

Este é só um dos exemplos que mostram o nível avançado da GAES na gestão dos seus recursos humanos e, em particular, da sua evolução. O responsável referiu também: «Na GAES, focamos a nossa estratégia de crescimento futuro em cada ação que levamos a cabo e no desenvolvimento do grupo de profissionais com quem trabalhamos. Para alcançar este objetivo, a área de formação e seleção elabora uma análise dos feedbacks anuais dos colaboradores, com o propósito de detetar necessidades de formação e de desenvolvimento. Da mesma forma, os diretores, assim como os responsáveis, realizam um feedback a 360 graus, no qual fazem o seu auto-feedback, e dispõem de um feedback dos seus colaboradores, dos seus parceiros e do seu superior direto, podendo assim ter uma maior informação das suas competências.»

Estar em sintonia com os clientes, a sociedade, as equipas e os colaboradores e com os próprios proprietários são os quatro eixos de reflexão que Manel Giménez pretende reforçar. Ele próprio explica: «O conceito de sintonizar nasce da necessidade de que todas as pessoas, que façam parte de uma empresa, estejam alinhadas e a trabalhar na mesma direção. O orgulho de pertença de todos os colaboradores é básico em qualquer empresa. Na GAES temos esta ideia muito presente. Por isso, impulsionamos iniciativas que permitam que todos aqueles que façam parte desta grande família se identifiquem com a nossa filosofia e a nossa forma de agir. Queremos pessoas que exerçam a sua capacidade integradora.»

Este grau de evolução, em todos os processos de recursos humanos, culminou numa necessidade, por parte do Departamento de Seleção e Desenvolvimento do GAES, de dispor de uma plataforma que permita instrumentalizar e agilizar estes processos, através de um portal de funcionários que permite unificar o tratamento e facilitar a informação corporativa que se queira compartilhar.

Em particular, era necessário cumprir uma condição imprescindível e que pudesse ser partilhada por toda a organização e em todos os territórios em que está presente. Manel Giménez conclui: «Este projeto, liderado pelo Departamento de Seleção e Desenvolvimento, cobre todas as necessidades de nível transversal na empresa. Para nós, é importante que a Talentia cubra todas as necessidades a nível internacional e unifique todos os dados dos diferentes países, padronizando e homogeneizando processos num ambiente único.»