A «Carta Portuguesa para a Diversidade» lançou uma caixa de ferramentas para organizações que queiram implementar boas práticas de diversidade dentro da sua estrutura.
A «Carta para a Diversidade» é uma iniciativa da Comissão Europeia, adaptada a cada país de forma voluntária, para promover políticas e práticas internas de promoção da diversidade nas organizações. Em Portugal, foi lançada em maio de 2016, contando na comissão executiva com o Alto Comissariado para as Migrações, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Fundação Aga Khan Portugal.
No sentido de melhorar os instrumentos disponíveis para a promoção destas boas práticas, foi então desenvolvida a «Caixa de Ferramentas para a Diversidade e Inclusão», que disponibiliza um conjunto de materiais para que as organizações possam refletir, avaliar, construir, desenvolver e consolidar ações no âmbito das suas políticas de promoção da diversidade e da inclusão.
Trata-se de um kit composto por brochuras com os passos para a implementação da «Carta Portuguesa para a Diversidade» nas organizações, com exemplos concretos de práticas e de como realizá-las em cinco momentos-chave: conhecer, planear, mobilizar e liderar, implementar e celebrar.
Além disso, a caixa de ferramentas inclui boas práticas reais, nomeadamente as que foram distinguidas com o «Selo da Diversidade» em 2017, um glossário de termos e uma ferramenta de autodiagnóstico, que permite à organização avaliar em que fase de implementação está.
O kit contém ainda uma listagem de indicadores que ajuda a aferir questões de diversidade e inclusão dentro das organizações, bem como 11 dinâmicas de grupo que podem ser desenvolvidas entre chefias e colaboradores em sessões de sensibilização ou em contexto de formação.
A «Caixa de Ferramentas para a Diversidade e Inclusão» pode ser adquirida em PDF (20 euros) ou em suporte físico (175 euros), este último modelo contendo já os materiais necessários para a realização das dinâmicas de grupo. Pode ser encomendada on-line através de um formulário, aqui.
Carla Calado, gestora de projetos na área da inclusão económica da Fundação Aga Khan Portugal e membro da Comissão Executiva da «Carta Portuguesa para a Diversidade», assinalou: «A ‘Carta Portuguesa para a Diversidade’ quer afirmar-se como um instrumento de ajuda às organizações para serem mais diversas e inclusivas, pelo que a caixa de ferramentas vem agora materializar tudo aquilo que pode ser feito em prol de uma sociedade mais inclusiva. Sabemos que as organizações têm um papel fundamental na mudança de ‘mind set’, pelo que queremos envolvê-las também neste processo.»
A «Carta Portuguesa para a Diversidade» conta já com 213 organizações signatárias.