Ainda este mês
Nova edição de «O Malhadinhas»

No próximo dia 25, chega às livrarias portuguesas uma nova edição de «O Malhadinhas», de Aquilino Ribeiro, pela Bertrand Editora. Trata-se de uma das obras mais conhecidas do autor e uma referência na literatura portuguesa.

Texto: Redação Human

 

Com nova edição, está a regressar às livrarias portuguesas «O Malhadinhas», de Aquilino Ribeiro, desta vez com um prefácio de Maria Alzira Seixo. A chancela é da Bertrand, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.

Inicialmente incluída em «Estrada de Santiago» (1922), «O Malhadinhas» acabaria por tornar-se numa das mais conhecidas obras de Aquilino Ribeiro quando foi publicado em volume autónomo (1958). Em forma de monólogo, conta-nos a história de um almocreve, precisamente o Malhadinhas. O autor oferece-nos uma série de episódios picarescos, num tom coloquial repleto de expressões idiomáticas, num fascinante retrato de um Portugal esquecido.

Aquilino Ribeiro nasceu no concelho de Sernancelhe (Beira Alta) em 1885, tendo falecido em Lisboa em 1963. Deixou uma vasta obra em que cultivou diversos géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, no dizer de Óscar Lopes, o primado das letras portuguesas do século XX. Foi condecorado com a «Ordem da Liberdade» e homenageado, aquando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura. Em setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.