Siemens distribui milhões de euros por colaboradores

A Siemens alargou o número de colaboradores que são também acionistas da empresa. 80% dos colaboradores do grupo em todo o mundo são agora acionistas, ou seja, no total cerca de 300 mil dos 377 mil colaboradores da multinacional detêm ações Siemens. Estes números superam em muito o objetivo inicial de ter cerca de 200 mil colaboradores-acionistas até 2020.

O aumento comparativamente acentuado deve-se a uma distribuição feita no âmbito do programa de distribuição de lucros, o «Siemens Profit Sharing», que foi constituído em 2015 para que todos os colaboradores elegíveis, que não ocupem cargos de gestão a nível superior, participem no sucesso da empresa. Neste âmbito, desde 2015 um total de 400 milhões de euros foi canalizado para o fundo do «Siemens Profit Sharing», que foi distribuído, pela primeira vez, pelos colaboradores elegíveis em 102 países, principalmente sob forma de ações gratuitas.

Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal, assinalou: «A Siemens tem o objetivo de envolver cada vez mais os seus colaboradores, partilhando com eles o seu sucesso e fomentando o seu sentimento de pertença. Em Portugal estes objetivos foram amplamente cumpridos, uma vez que a adesão ao ‘Siemens Profit Sharing’ foi acima da média mundial, tendo ficado nos 98,5%.»

O «Siemens Profit Sharing» possibilita que os colaboradores recebam ações gratuitas após exercícios particularmente bem-sucedidos. A participação neste programa não exige qualquer investimento pessoal por parte dos colaboradores.

Além do «Siemens Profit Sharing», o programa global «Share Matching», também da Siemens (que prevê a atribuição de ações gratuitas por determinado número de ações adquiridas), constitui para a empresa o núcleo da cultura de participação no capital, e é um dos maiores programas de remuneração de colaboradores do mundo sob a forma de ações.