Formação CEGOC para gestão de projetos

A consultora CEGOC acaba de divulgar o lançamento da formação de gestão de projetos «PM²», originária da iniciativa da Comissão Europeia «Open PM²». A formação, inédita em Portugal, realiza-se nos dias sete, oito e nove de maio, em Lisboa, nas instalações da CEGOC.

A iniciativa «Open PM²» disponibiliza a metodologia «PM²» e os seus benefícios numa ótica de proximidade com os seus stakeholders e a comunidade de utilizadores. Permite o acesso do «PM²» a todas as instituições da União Europeia, a estados-membros, contratantes e público em geral, e ajuda a estabelecer uma linguagem e processos comuns para projetos dentro das instituições e aumenta a eficácia, a eficiência da colaboração e o sucesso na coordenação de projetos. Além disso, permite à comunidade de gestores de projeto contribuir para o desenvolvimento de melhores práticas e melhores exemplos adicionais baseados na metodologia.

O objetivo da metodologia é permitir que gestores de projetos e equipas levem a efeito uma gestão mais eficaz e eficiente fornecendo soluções e benefícios para as suas organizações e as partes interessadas.

A metodologia foi inicialmente desenvolvida para responder às necessidades específicas, à cultura e às restrições das instituições da União Europeia. Contudo, a CEGOC acredita que em breve será a referência dos projetos financiados ou cofinanciados em toda a Europa, alargando deste modo o seu âmbito inicial.

Qualquer que seja a entidade, pública ou privada, de qualquer sector de atividade, o «PM²» posiciona-se como um método de fácil implementação, adequado para qualquer tipo de projeto. Incorpora elementos das melhores práticas, dos melhores padrões e das melhores metodologias internacionalmente aceites e fornece uma orientação sobre o modelo de governo do projeto (ou seja, uma clara definição de papéis e responsabilidades), o ciclo de vida do projeto (as fases do projeto), os processos (atividades de gestão de projetos), as ferramentas (ou seja, modelos e orientações) e as mentalidades (crenças e comportamentos).

Na prática, a metodologia tenta balancear não só os aspetos técnicos da gestão de projetos mas também a vertente comportamental e contextual associada. Os principais produtos da iniciativa «Open PM²» incluem:

– certificação «PM²»,

– «PM² Guide, Open Edition», disponível através da UE Bookshop;

wiki «Metodologia PM²» disponível através do login da União Europeia;

– estabelecimento de uma rede de apoio a projetos (PSN).

O guia «PM², Open Edition» é publicado sob licença UEPL e está disponível em open source aqui.

A metodologia «PM²» pode ser combinada com os standards da International Project Management Association (IPMA), nomeadamente o Individual Competence Baseline (IPMA ICB), o Organizacional Competence Baseline (IPMA OCB) e o Project Excelence Baseline (IPMA PEB), disponíveis gratuitamente no site da IPMA.

Mais informações sobre a metodologia, a sua implementação e a formação aqui.