Infante Sagres
Reabre o mais histórico hotel de luxo do Porto 

Depois de cinco meses de um intensivo processo de restauração e renovação, o Hotel Infante Sagres, primeiro cinco estrelas do Porto, reencontra-se com a cidade, recuperando memórias de um passado que ganha agora um novo futuro. Com uma localização privilegiada, em plena Baixa portuense, o hotel reabre totalmente renovado, com 85 quartos, dos quais 10 são luxuosas suites, e ainda o cosmopolita Vogue Café.

Texto: Redação Human

 

O grupo The Fladgate Partnership, que detém o Hotel Infante Sagres desde 2016, descreve-o como «uma joia», e percebe-se por quê. O seu interior é desenhado em detalhes preciosos, que carregam um legado de mais de seis décadas. Foi agora cuidadosamente lapidado para devolver o luxo e a sofisticação que sempre lhe foram característicos. E, assim, tal como uma joia, desafia a passagem do tempo e ambiciona a eternidade.

Fundado em 1951, o edifício testemunhou a história da cidade e acompanha agora a sua enérgica revitalização. O principal objetivo neste intenso processo foi recuperar a configuração original do hotel projetado pelo arquiteto Rogério de Azevedo, considerado um dos exemplares pioneiros do modernismo na cidade do Porto. A minuciosa tarefa foi confiada ao arquiteto portuense António Teixeira Lopes, discípulo do autor original, de quem foi aluno.

Segundo Adrian Bridge, chief executive officer (CEO) do grupo The Fladgate Partnership, assinalou: «O Infante Sagres faz parte da história do Porto. Além de ser o primeiro hotel de cinco estrelas, está localizado em pleno centro da cidade e assistiu a toda a sua evolução nas últimas seis décadas. Hoje em dia, está no epicentro desta fervilhante energia que atravessa a cidade e renasce pronto para oferecer a quem a visita uma experiência de luxo e requinte. E estende o convite à cidade com o novo Vogue Café, um espaço que une a elegância intemporal da marca Vogue com o charme distinto do Infante Sagres.»

 

A obra de recuperação

A renovação reuniu várias equipas especializadas em restauro e conservação com a missão de recuperar a traça original do edifício, nomeadamente os tetos e as molduras detalhadas, os majestosos vitrais, os lustres e os candeeiros e o mobiliário histórico. Dezenas de profissionais trabalharam incessantemente ao longo dos últimos meses com os mais meticulosos instrumentos (esponjas, bisturis e escovas de dentes) para desvendar toda a sua autenticidade.

Os vitrais que iluminam a imponente escadaria que faz a ligação entre os pisos são uma das obras-primas do hotel, e por isso aquela que também mereceu especial cuidado e atenção. Os cerca de 500 painéis desenhados pela oficina Ricardo Leone foram retirados, limpos e recuperados ao longo de oito meses, e a sua recolocação demorou mais três.

Os luxuosos lustres da sala de pequenos-almoços e lobby do hotel foram desmontados, peça por peça, limpos e restaurados, ganhando um novo brilho. Entre o mobiliário estão peças que contam a história do hotel, mas também peças adquiridas pelo grupo em leilões de arte e antiquários, para recuperar o estatuto de «museu» que o hotel teve nos seus tempos áureos.

 

As novidades

Sendo um hotel com memória, o Infante Sagres foi também alvo de uma profunda intervenção para garantir elevados padrões de modernidade, conforto e luxo. Foram construídos 15 novos quartos, numa nova ala do hotel. Os agora 85 quartos, entre os quais 10 luxuosas suites, estão decorados individualmente com obras de arte originais e detalhes requintados, que completam a experiência. A suite Royal, tipologia premium do hotel e onde já ficaram hospedados vários artistas e até membros da realeza, é o expoente máximo do luxo e do requinte que caracterizam o «novo velho» Infante Sagres.

Entre as principais novidades está o Vogue Café, que coloca a cidade do Porto no roteiro dos famosos espaços com a chancela da Condé Nast International. O conceito desenha-se na simbiose entre o modelo internacional, presente em cidades como Dubai, Moscovo e Kiev, e a envolvência com o hotel e a cidade. Aberto em horário contínuo, das 11H00 à 1H00, prolongando-se até às 2H00 às sextas e aos sábados, o Vogue Café Porto estende um convite para um café, um cocktail ou uma refeição. O conceito gastronómico tem base internacional, mas homenageia os sabores e os aromas da cidade, incluindo ingredientes locais e uma seleção de vinhos nacionais e cocktails com vinho do Porto.

Trata-se de um espaço sofisticado e cosmopolita, cuja decoração, esboçada pelo designer de interiores portuense Paulo Lobo, é marcada pelos jogos de padrões em preto e branco e por apontamentos de dourado e espelhos. Integrado no renovado hotel, o Vogue Café Porto tem uma entrada própria, pela Rua de Avis, 10. Com duas salas interiores, conta ainda com um terraço no pátio interior do hotel, que convida a desfrutar dos dias de sol que começam a irromper pela cidade.

No terraço interior do edifício emerge também um novo deck com piscina. No seu conjunto, o projeto significou um investimento de 8,5 milhões de euros.

 

A equipa 

A nova vida do Hotel Infante Sagres conta agora com a experiência e a dedicação de uma equipa de 75 pessoas, mantendo na sua maioria os colaboradores já existentes e criando 25 novos postos de trabalho. O projeto é liderado por Carlos Trindade, que tem o cargo de diretor do hotel e conta com o apoio de João Freitas, supervisor de F&B (food and beverage), e Duarte Pinho, chefe de receção. À frente do Vogue Café Porto está Sílvia Gomes.