«Msearch Market Trends 2018»

As empresas de tecnologias de informação (TI) em Portugal procuram atualmente, maioritariamente, Java developers (30% dos profissionais procurados), PHP developers (18%) e software engineers (16%). Esta é uma conclusão da edição de 2018 do estudo «Msearch Market Trends».

O estudo destaca ainda o perfil atual dos profissionais de TI no momento da negociação: interesse pelo projeto, posição da empresa em relação à concorrência e possibilidades de progressão na carreira, para além do pacote salarial.

Mafalda Vasquez (na foto), diretora da Msearch, refere: «O mercado das TI é muito dinâmico, devido ao facto de existir pleno emprego. Aqui, o mais importante para as consultoras e para as empresas empregadoras é agir com rapidez na captação de profissionais adequados. Este sentido de urgência foi apreendido há muito pelas empresas da área e começa agora a sê-lo pelas empresas não tecnológicas que pretendem recrutar perfis de TI. No quadro atual do mercado de TI, a fuga de talento para o estrangeiro continua a ser marcante, com os candidatos a terem possibilidade de abraçar projetos em países monetária e culturalmente mais atrativos.»

Nesta área, como em muitas outras, as soft skills são bastante valorizadas ao nível do trabalho em equipa, capacidade de comunicação e de gestão interna dos projetos.

Os dados do «Msearch Market Trends» foram obtidos tendo em conta mais de 4.000 entrevistas com candidatos e reuniões com clientes, realizadas nos primeiros dois meses e meio de 2018 pelos consultores especializados da Msearch. O objetivo do estudo é apresentar a imagem real e atual do mercado de trabalho em Portugal.

Mais informações sobre o estudo aqui.