Estudo sobre centros de serviços partilhados em Portugal

A Savills Aguirre Newman apresentou na passada semana em Lisboa o primeiro estudo sobre cetros de serviços partilhados em Portugal, denominado «Shared Services | A Real Estate Approach», com tendências, dinâmicas e comportamentos no sector imobiliário.

Segundo o estudo da Savills Aguirre Newman, as principais vantagens dos centros de serviços partilhados são a redução de custos, o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade dos serviços e o crescimento da empresa. Além destas vantagens, vários fatores como a falta de barreiras geográficas, a melhoria de capacidades linguísticas dos colaboradores, a otimização de custos e a personalização facilitam e permitem atualmente a instalação de centros de serviços partilhados em diversos países.

Teresa Cachada, analista do Departamento de Consultoria da Savills Aguirre Newman, assinalou: «No que diz respeito à nossa realidade, as empresas globais identificam Portugal, cada vez mais, como um país com características atrativas e distintas para posicionar e instalar os seus centros de serviços partilhados. A qualidade dos nossos recursos humanos é um fator de destaque e muito valorizada pelas empresas. A localização estratégica de Portugal, bem como as acessibilidades, a estabilidade social e o forte investimento realizado em infraestruturas também são critérios relevantes e que fazem do nosso país uma opção cada vez mais clara e de destaque para as empresas deste sector.»

São vários os fatores que pesam na escolha de Portugal, aquando da implementação de um centro de serviços partilhados:

– qualidade dos recursos humanos (mais de 73 mil diplomados por ano; cerca de 40,1% dos estudantes têm conhecimentos de duas ou mais línguas estrangeiras);

– localização geográfica (fuso horário GMT+00, proximidade com outras cidades europeias e com o continente africano);

– acessibilidades (rede ferroviária e rodoviária com rápido alcance a vários pontos do país);

– estabilidade (Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo, o que reflete uma grande estabilidade social);

– sector imobiliário atrativo.

Lisboa é a cidade portuguesa com maior número de centros de serviços partilhados atualmente, identificando-se mais de 20, seguida do Porto com mais de 10 e Braga com mais de cinco. Portugal destaca-se da Irlanda, da Republica Checa e da Polónia, que tradicionalmente são países atrativos nesta área.

O estudo refere ainda o papel fundamental que cada região tem tido na sua promoção, através de abordagens que concedem aconselhamento/ acolhimento de projetos, apoio às empresas e incentivos, fundos comunitários, apoios à contratação, redução de IMI, entre outros, por meio de programas como o Invest Lisboa, o Invest Porto, o Invest Braga, o Choose Coimbra e o Famalicão Made In.

Mais informações sobre o estudo aqui.