«Great Place to Work Portugal 2018»

O Great Place to Work Portugal deu ontem a conhecer as 28 empresas destacadas no estudo com o mesmo nome que ajuda as organizações a identificar, criar e manter ambientes de trabalho de excelência, através do desenvolvimento de culturas com altos níveis de confiança. Foi no espaço Lisbon Secret Spot, em Lisboa, numa iniciativa que contou com a presença do diretor geral, Maurício Korbvicher, do diretor geral da iniciativa no Brasil, Paulo Medeiros, do diretor de consultoria do Great Place to Work e da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Teresa Fragoso.

No evento foram distinguidas as empresas que se destacaram pelas suas práticas nas áreas de «Atração de Jovens Talentos» (Leroy Merlin), «Responsabilidade Social e Sustentabilidade» (Mars, Mars Ibéria e Royal Canin), «Saúde e Bem-Estar» (SAS Institute Software), «Igualdade de Género» (AbbVie) e «Liderança» (MSD Portugal). Foram ainda distinguidas empresas em três dimensões: «Menos de 100 colaboradores» (Mundipharma), «Entre 100 e 250 Colaboradores» (AbbVie) e «Mais de 250 Colaboradores» (MSD Portugal).

Na dimensão «Menos de 100 colaboradores», depois da Mundipharma classificaram-se as seguintes empresas: Groupe SEB, SAS Institute Software, Mars, Novo Nordisk, Perrigo – Omega Pharma, Anubis Networks, Mercedes-Benz, Grunenthal, WhirlPool, 3M España e BMW Portugal.

Na dimensão «Entre 100 e 250 Colaboradores», a seguir à AbbVie ficaram Cisco Systems Portugal, Medtronic Portugal, Mind Source, Growin, Bayer Portugal e AstraZeneca.

Na dimensão «Mais de 250 Colaboradores», a MSD Portugal ficou à frente de Cofidis, ROFF, Teleperformance Portugal, Leroy Merlin, Banco Santander Totta, Carglass, HUF Portuguesa e Tintas Robbialac.

Na ocasião, Maurício Korbvicher destacou a importância da iniciativa, assinalando: «Este é um momento para refletirmos sobre o significado do Great Place to Work. Quantas vidas estão diretamente ligadas e beneficiam das práticas dos best work places? São milhares de colaboradores que num ambiente igualitário, justo, saudável e em que podem confiar têm nestas organizações mais do que um meio de sobrevivência, têm um meio de desenvolvimento pessoal. São cidadãos mais preparados para atuar nas suas comunidades e ajudar a criar formas de convivência com maior responsabilidade, contribuindo para um mundo melhor.»

Teresa Fragoso, por sua vez, referiu: «Quando se premeia excelentes ambientes de trabalho, valoriza-se condutas socialmente responsáveis que também promovem os direitos humanos, entre os quais o direito à igualdade e à não-discriminação entre mulheres e homens no mercado de trabalho.»

O «Great Place to Work», respeitado estudo de ambientes de trabalho e práticas de gestão de pessoas, tem como objetivo construir uma sociedade melhor através do ambiente de trabalho. Reconhece a excelência em 60 países de todo o mundo, de sectores como comércio, indústria, saúde, tecnologia de informação e serviços financeiros.