Uma certificação para a WINNING

A WINNING Scientific Management, consultora 100% portuguesa que se especializou nas competências de gestão estratégica, gestão da inovação, gestão de benefícios, gestão de projeto, gestão da mudança, computer science e data science, acaba de obter uma acreditação exclusiva do World Council on City Data (WCCD), ao nível da Península Ibérica, para apoiar a certificação dos municípios na ISO 37120. Esta distinção de excelência reconhece o compromisso da consultora pela melhoria contínua em todas as áreas distintas da sua atuação, sendo que com ela a WINNING é reconhecida para apoiar as cidades na implementação da ISO 37120, a norma que certifica a qualidade de vida dos munícipes.

Receber a acreditação por parte do WCCD faz parte da política integrada que está presente na estratégia da WINNING e no seu posicionamento no mercado. Leandro Pereira (na foto), o chief executive officer (CEO) da consultora de gestão científica, referiu: «Para que uma organização seja competitiva, tem de saber implementar uma estratégia de negócio resiliente e única. Por este motivo, a criação de valor acrescentado constitui o objetivo fulcral da gestão. Os caminhos para a obtenção desse valor acrescentado (aquele que, verdadeiramente, satisfaz os nossos clientes, fornecedores, acionistas, colaboradores e demais stakeholders) revelam-se cada vez mais complexos e difíceis. Esta acreditação constitui um importante pilar para o reconhecimento da WINNING, uma vez que temos vindo a realizar um trabalho único, a nível nacional, no apoio que prestamos aos municípios para que alcancem a certificação na ISO 37120. Esta norma ajuda as cidades a criarem uma cultura de dados, o que globalmente engendra uma cultura de inovação, a verdadeira essência de uma smart city

De acordo com a quantidade e qualidade de informação recolhida poderão ser obtidos diferentes níveis de certificação para as cidades, sendo o WCCD o organismo internacional responsável pela certificação do processo. «Existem 41 cidades certificadas pela ISO 37120 a nível global, sendo Porto e Sintra as únicas cidades portuguesas certificadas até à data», refere ainda Leandro Pereira, acrescentando: «Estamos já a colaborar com outros municípios em Portugal e vamos, seguramente, ter mais cidades portuguesas no mapa desta importante certificação, já este ano.»

A WINNING é especializada no desenho de soluções assentes numa metodologia científica e está já a trabalhar na implementação da Norma ISO 37120 com vários municípios portugueses, garantindo o apoio necessário para fomentar uma política de transparência de gestão e providenciando orientação na recolha de dados para a definição de uma estratégia de desenvolvimento sustentável e para a medição da eficácia de iniciativas de resiliência urbana.