Jorge Reto lidera negócio de cloud da Google em Portugal

Jorge Reto (na foto) é o novo head da Google para o negócio de cloud em Portugal. Com uma pós-graduação em «Gestão» pela Universidade Católica de Lisboa, tem uma longa carreira de 20 anos, maioritariamente ligado a multinacionais de tecnologias de informação (TI) como a EMC, a SAP e a Microsoft. Foi diretor geral da EMC em Portugal e, mais tarde, ocupou um cargo internacional na EMC Europa, com responsabilidades na região Europa do Sul, África e Médio Oriente. Antes de se juntar à Google e liderar a equipa de cloud em Portugal, foi chief executive officer (CEO) da Xposition, uma startup na área de consultoria em TI, por si fundada.

Enquanto líder da equipa de cloud da Google em Portugal, Jorge Reto definiu três prioridades de atuação e de desenvolvimento de negócio:

– Soluções cloud da Google que ajudem clientes e parceiros a melhorar os processos de negócio e de transformação digital através da inovação e recorrendo a tecnologias inovadoras (análise de dados de marketing como BigQuery, Google Analytics, a AppEngine para processos de inovação e transformação digital, a G-suite para empresas bem como outras soluções atualmente disponíveis para o mercado português).

– Aposta na nova solução de machine learning. O mais recente serviço de AutoML permite às empresas treinarem modelos de machine learning e integrá-los no seu negócio sem necessidade de terem de escrever uma única linha de código. Até ao momento, apenas algumas empresas tinham talento e orçamento para tirar partido dos avanços da inteligência artificial (IA) e do machine learning e colocá-los ao serviço dos negócios. O objetivo passa por levar a IA às empresas portuguesas, independentemente da dimensão.

– Desenvolvimento de uma rede de parceiros que ajudem os clientes nos processos de transformação digital.

Para além do desenvolvimento do negócio de cloud da Google em Portugal, Jorge Reto assume como objetivo pessoal «ajudar talentos a potenciarem melhor as suas capacidades», assinalando: «As pessoas são fascinantes, só temos que as desenvolver, incentivar e responsabilizar.»