Aposta na eletrificação, no GNC e na combustão tradicional
SEAT lançará um automóvel a cada seis meses até 2020

A SEAT lançará um novo automóvel a cada seis meses até 2020. Os dois primeiros veículos serão o Tarraco e o CUPRA Ateca, com comercialização agendada ainda para 2018. No próximo ano chegará aos concessionários a nova geração do Leon, em duas variantes: a versão de cinco portas e o familiar ST. E em 2020, o primeiro veículo 100% elétrico da marca, com uma autonomia de 500 quilómetros, fabricado sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen e, pela primeira vez, com a integração de um CUV (crossover utility vehicle) na gama SEAT.

Texto: Redação Human

 

Foi este o anúncio do presidente da SEAT, Luca de Meo, na apresentação anual de resultados aos meios de comunicação, esta semana em Madrid. A SEAT assume um passo em frente na direção da mobilidade elétrica, que incluirá igualmente a versão híbrida da nova geração do Leon. Em paralelo, continuará a apostar nos veículos a gás natural comprimido (GNC) e com motores de combustão.

O presidente da SEAT referiu: «Podemos estar felizes com os resultados de 2017, mas não devemos estar satisfeitos. Juntos fechamos um período de consolidação e agora é chegado o momento de enfrentar o futuro com a ambição de crescer.»

 

2017, um ano de recordes

A SEAT completou o exercício de 2017 com sucesso. Depois de alcançar os melhores resultados da história em 2016, em 2017 o lucro depois de impostos chegou aos 281 milhões de euros, mais 21,3% face ao ano anterior, sem contar com o efeito extraordinário da venda da filial VW Finance SA. à Volkswagen AG. Por outro lado, o lucro operacional situou-se nos 116 milhões de euros, em consequência de maiores volumes e atividades de investimento com o lançamento de novos produtos com maiores depreciações.

O volume de negócios da SEAT em 2017 alcançou o valor recorde de 9.552 milhões de euros, mais 11,1% em relação ao exercício anterior. A aceleração das vendas levou à entrega de 468.400 veículos, resultando no número mais elevado desde 2001, apontando a SEAT como uma das marcas com maior crescimento na Europa, e um melhor mix na venda de veículos (liderado pelo Ateca, um modelo com maior margem de venda). Tudo isto contribuiu para os resultados. Desde 2013, a faturação da SEAT aumentou cerca de 50%.

Luca de Meo assinalou ainda: «2017 foi novamente um ano recorde para a SEAT. Do ponto de vista das vendas, os resultados de 2017 são consequência do rendimento equilibrado de todos os modelos. Hoje temos uma das gamas mais jovens do mercado, em média, com pouco mais de três anos, e que cobre todos os segmentos significativos na Europa com produtos referenciais. Em poucos anos, convertemos a SEAT numa marca relevante para uma ampla maioria dos clientes europeus.»

 

Mais marcas, mais mercados, mais automóveis e mais energias

Na sua apresentação sobre os planos do futuro para a empresa, Luca de Meo sublinhou que o crescimento da SEAT assentará em quatro pilares: «Mais marcas, mais mercados, mais automóveis e mais energias.» Assim, no primeiro trimestre do ano, a SEAT lançou a CUPRA, nome que sempre foi a expressão máxima de desportivo e que é, a partir de agora, «uma marca para gerar mais receitas, atrair mais clientes, continuar a apostar na competição, integrar de forma mais acessível as tecnologias como a eletrificação, a hibridização, a conetividade ou os assistentes de condução, impulsionando a imagem, a credibilidade e a reputação da SEAT» explicou.

A SEAT também criou recentemente a XMOBA, uma nova empresa que terá como principal objetivo identificar, testar, comercializar e investir em projetos que contribuam para impulsionar soluções que melhorem a mobilidade do futuro. XMOBA e CUPRA juntam-se à SEAT Metropolis:Lab Barcelona, o digital-lab inaugurado em 2017 e participado a 100% pela SEAT, e que se integra na rede de IT-labs do Grupo Volkswagen. As três novas empresas, juntamente com a SEAT, começam a formar «uma holding com uma atividade principal e pequenas empresas sobre o mesmo telhado», referiu Luca de Meo, para acrescentar: «A nossa intenção é a de combinar o melhor de uma estrutura corporativa sólida com a agilidade, flexibilidade e velocidade das start-ups

Em complemento, Luca de Meo reafirmou a aposta da SEAT em abrir-se para o exterior e construir um ecossistema digital à volta do automóvel. Nesta estratégia, destacam-se as colaborações e os acordos com empresas como a Amazon Alexa, Shazam, Waze, Telefónica ou Saba. «Queremos ser um ator importante na revolução do automóvel conectado, e a nossa ambição é a de sermos uma empresa de referência», disse.

Luca de Meo também apontou a internacionalização da SEAT como outro dos pilares da estratégia. A empresa opera em mais de 80 países, mas apenas 15% das vendas são concretizadas fora da Europa. Neste sentido, as regiões estratégicas de crescimento são o norte de África, onde a SEAT lidera um projeto do Grupo Volkswagen de montagem de veículos na Argélia, e a América Latina e o México, onde estuda a viabilidade da produção. Além disso, nos últimos meses também foram abertos mercados como os da Noruega e da Nova Zelândia, o que permite a presença nos cinco continentes. A SEAT também participa na joint venture da Volkswagen Group e JAC, contribuindo com apoio técnico e know-how nas áreas de investigação e desenvolvimento (I&D) e design.

Para continuar a crescer, a SEAT prosseguirá na ampliação da gama com mais modelos. Luca de Meo anunciou: «A SEAT vai lançar um automóvel novo a cada seis meses até ao ano 2020, que será o ano da eletrificação na SEAT com o lançamento de uma versão híbrida Plug-in do Leon, construído na fábrica de Martorell, que terá uma autonomia de pelo menos 500 quilómetros, e do primeiro veículo 100% elétrico da marca, fabricado sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen.». O primeiro veículo elétrico da SEAT, com as primeiras imagens já mostradas em vídeo chegará ao mercado com um preço competitivo, contará com a referida autonomia de 500 quilómetros e terá os sistemas de conetividade e de infotainment mais avançados do mercado, além de pelo menos o nível 2 na capacidade de condução autónoma.

O presidente da SEAT também reafirmou o compromisso da empresa com os veículos de gás natural comprimido (GNC). «Lideramos o projeto de desenvolvimento técnico dos veículos de GNC dentro do Grupo Volkswagen, e com o Arona TGI, que lançaremos este ano, ficaremos com o único SUV em todo o mundo com propulsão a gás natural», explicou.