«Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana»
Três dias para reviver a história

Nos dias 23, 24 e 25 de março, Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana reinventam a tradição, com três dias de grande animação cultural em que ambas as vilas serão cenário para o desfile de personagens típicas de época e estarão ligadas por uma ponte flutuante que permitirá a travessia pedonal do Rio Guadiana. É o «Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana».

 

Texto: Redação Human

 

Contrabandistas, guardas-fiscais e carabineiros, vendedores ambulantes e mestres de outros ofícios vão apresentar as mercadorias às gentes da terra, as vivências nas tabernas, a sátira social e a troca de informações, os jogos populares e as rixas de cajados. Estas e outras personagens povoarão as ruas, que irão ganhar nova vida, dando-se a conhecer e permitindo aos visitantes viajar no tempo e reviver a história da região da Raia do Guadiana.

A programação do «Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana», que prima pela recriação histórica e destaca as artes de rua, apresenta duas estreias em Portugal com Chacovachi (o nome real é Fernando Cavarozzi), um palhaço e bufão argentino, que apresentará em estreia em Portugal o espetáculo «Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar a tua vida», e Adam Read, um artista sem fronteiras que trabalhou no Cirque du Soleil e que trará algumas das suas personagens, palhaços ou mimos sobre andas («Mezzanine», «La Strato», «Parasomnia» e «The Giant» são espetáculos únicos que o artista irá trazer a Portugal pela primeira vez).

A realização de espetáculos de rua (música, artes circenses, teatro, etc), com artistas de âmbito nacional e internacional, com palcos distribuídos pela zona histórica das duas vilas do Rio Guadiana, serão atrativos para a visita ao festival. Pelas ruas, encontrar-se-á também o mercado de ofícios, a feira, numerosos artistas em movimento, tabernas e barraquinhas com a gastronomia local.

O programa do evento conta com espetáculos musicais, arruado, desfiles etnográficos, workshops, exposições, um encontro de poesia popular, um concurso de fotografia e as «Jornadas do Contrabando». Este ano haverá espetáculos musicais nas três noites: na sexta-feira, 23, o concerto com Fado Violado; no sábado, 24, o concerto com Roncos do Diabo; e no domingo, 25, o concerto com as Moçoilas.

A edição deste ano reunirá cerca de 50 propostas, entre música, artes circenses, artes plásticas e teatro, que darão largas à imaginação, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições da região de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, no contrabando e na sua importância para as duas comunidades.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana. Conta com o apoio do Governo de Portugal, do Turismo de Portugal, da Região de Turismo do Algarve, do programa «365 Algarve», da Junta de Andaluzia e da Mancomunidad de Betúria.