Como os portugueses veem os espaços de coworking

O Avila Spaces, instituição que tem posição de destaque no mercado de escritórios virtuais e espaços de trabalho partilhados, revelou ontem os resultados de um estudo encomendado pelo seu Departamento de Investigação e Desenvolvimento à Social Data Labs, em parceria com a GfK.

Carlos Gonçalves, chief executive officer (CEO) do Avila Spaces, assinalou: «O Avila abriu o seu primeiro espaço de trabalho partilhado há 10 anos, numa altura em que o coworking era desconhecido da grande maioria das empresas portuguesas. Numa altura em que estes novos modelos de trabalho têm uma procura crescente, julgamos que é importante perceber qual a perceção que o mercado tem destes modelos.»

O estudo teve como base um inquérito com duas perguntas feitas a um universo de 469 empresas nacionais de todas as regiões de Portugal: «Já ouviu falar de centros de escritórios com espaços partilhados, onde trabalham várias empresas ao mesmo tempo, chamados espaços de coworking?» e «Tanto quanto sabe, acha que estes espaços têm uma relação de custo/ benefício vantajosa para as empresas ou os profissionais que as utilizam ou acha que não têm grandes vantagens?».

O principal objetivo foi o de perceber qual o nível de notoriedade que os espaços de coworking, como o Avila Spaces, têm junto das empresas. O resultado não deixa dúvidas quanto a perceção das empresas nacionais para a importância e as vantagens destes modelos de trabalho partilhados e propícios ao networking e à troca de ideias/ serviços entre os utilizadores.

Quando inquiridos sobre o facto de já terem ouvido falar de centros de escritórios com espaços partilhados, onde trabalham várias empresas ao mesmo tempo (os espaços de coworking), 64% dos participantes neste estudo da Social Data Labs/ GfK responderam afirmativamente.

À pergunta seguinte, 62% consideraram que a relação de custo/ benefício para as empresas ou os profissionais dos espaços de coworking é vantajosa. Estes resultados do estudo encomendado pelo Avila Spaces complementam uma das principais conclusões do «Barómetro de Tendências de Trabalho para 2018»: 82,1% garante que quer usar pelo menos um destes modelos no próximo ano (escritório virtual, coworking ou teletrabalho).

O conceito do Avila Spaces reflete precisamente o modelo por excelência de coworking e está na base da perceção que os inquiridos no estudo têm deste modelo de trabalho partilhado. Além de ter uma área com espaços de trabalho individuais, o Coworking e a Business Lounge são o expoente máximo da assinatura do Avila Spaces: «Work. Relax. Enjoy».

Segundo Teresa Jacinto, diretora de investigação e desenvolvimento (I&D) do Avila Spaces, a sua equipa «tem uma preocupação constante em oferecer ao mercado soluções inovadoras no âmbito das novas formas de organização do trabalho, pelo que os resultados deste estudo validam a estratégia de sucesso do Avila e reforçam a sua posição de liderança no mercado».

O Avila Spaces é o centro de negócios mais premiado em Portugal. Com o Coworking e Business Lounge oferece um ambiente premium, com tecnologia de ponta, onde as empresas podem crescer de forma sustentada e dinâmica. Revolucionou o mercado dos escritórios virtuais com o lançamento da app «myOffice» em 2010, uma plataforma pioneira a nível internacional.