Campanha «We Can do I.T.!», da Altran

A Altran Portugal, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acaba de lançar uma campanha nacional de sensibilização junto de alunas do ensino secundário, com o objetivo de valorizar e incentivar a presença das mulheres em áreas de engenharia e tecnologia.

No âmbito da comemoração do «Dia Internacional da Mulher», a campanha «We can do I.T.!» pretende enfatizar a igualdade de género, pôr fim à associação de género em determinadas áreas profissionais e menorizar a ideia de que existem profissões para homens e profissões para mulheres.

Neste sentido, a Altran Portugal está a promover um roadshow, por escolas secundárias, junto de alunas do décimo ao décimo segundo ano, nos três locais onde a multinacional francesa marca presença física através dos seus centros tecnológicos em Lisboa, Porto e Fundão.

A primeira sessão realizou-se esta manhã em Lisboa, na Biblioteca da Escola Secundária de Camões, e contou com a presença de Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de Célia Reis, chief executive officer (CEO) da Altran Portugal. Através de painéis de discussão, organizados em Lisboa, Porto e Fundão, a empresa disponibilizou-se para partilhar experiências, oportunidades e desafios das mulheres nas áreas de IT (tecnologias de informação), bem como desmistificar as ideias de género associadas a este campo profissional, onde a empregabilidade é atualmente superior ao número de profissionais disponíveis no mercado.

Célia Reis referiu a propósito da iniciativa: «A Altran Portugal, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pretende através desta campanha celebrar o ‘Dia Internacional da Mulher’, sensibilizando os mais jovens para os preconceitos que ainda existem no mercado da engenharia e tecnologia. Sabemos que há escassez de profissionais qualificados a nível nacional e principalmente que faltam mulheres especializadas nas áreas tecnológicas, e por isso queremos não só partilhar experiências em primeira mão de mulheres que desenvolvem a sua profissão nas áreas de engenharia, tecnologia e programação, como provar aos estudantes o grande potencial de crescimento que estes sectores apresentam nas próximas décadas.»

Para além de Lisboa, a campanha contou com sessões de esclarecimento no Porto (Escola Secundária Rodrigues de Freitas) e no Fundão (Escola Secundária do Fundão).