Módulo «OnBoarding», da META4

Um documento da tecnológica Meta4 revela que cada vez mais frequentemente as empresas começam a preocupar-se com a vida profissional dos novos funcionários mesmo antes de sua chegada. Este período de adaptação é o que se denomina como onboarding e apresenta-se como um dos assuntos importantes para os diretores de recursos humanos nos meses seguintes a uma contratação. O seu sucesso permitirá às organizações economizarem o custo de uma nova contratação valorizada por diferentes estudos sectoriais numa média de 3.200 euros. Para além do custo monetário, a gestão deste processo de forma diferenciada e assertiva evitará a fuga dos profissionais recém-contratados, bem como os danos que tal implica: altas taxas de rotatividade, perda de compromisso ou aumento das curvas de aprendizagem.

A Meta4 refere uma análise realizada pela «Harvard Business Review», onde 33% dos recém-contratados procuram um novo emprego nos primeiros seis meses. No mesmo tema, noutra análise realizada pela consultora The Wynhurst Group afirma-se que «os novos colaboradores que participam num processo de acolhimento bem executado têm 58% mais de probabilidade de permanecer na empresa depois de passados três anos».

Tendo em conta este cenário e como parte da sua oferta especializada de soluções para a gestão de talentos, a Meta4 conta com o módulo «OnBoarding» que responde às necessidades sentidas pelas organizações em gerar uma melhor experiência na receção dos seus colaboradores de forma a acelerar a sua integração e a alcançar a produtividade máxima no menor espaço de tempo possível.

 

Custo de incorporar um novo colaborador

Para conseguir o rendimento máximo do recém-contratado desde do minuto «zero» e evitar a típica saturação dos primeiros dias, as empresas devem implementar processos e ferramentas para gerir os passos que possam ser realizados na fase de pré-incorporação do colaborador e que agilizem o processo de adaptação.

Para gerir esta fase preliminar necessária e prevenir a fuga do profissional contratado após um processo de seleção completo, e consequentemente ter que reiniciar um novo processo de recrutamento com todos os custos e recursos que este implica. Por exemplo, tal como mostra a investigação da «Harvard Business Review» (junho de 2017), a consequência para uma empresa que contrate uma média anual de 80 colaboradores e que não conte com o processo digital de onboarding seria o abandono de 17% dos novos profissionais durante o primeiro trimestre, o que de acordo com a Meta4 causaria também o aumento aproximado de 33% dos custos laborais das novas contratações motivadas pelo pagamento de salários durante esses três meses dos quais a empresa não obteve retorno, pelo custo de iniciar um novo processo de contratação, o custo do período de treino do colaborador, do tempo para proficiência, etc.

 

Gerir o onboarding

A primeira impressão nunca é esquecida e no ambiente de trabalho está provado que uma boa receção evita uma má experiência para o colaborador nos seus primeiros dias de trabalho e inicia uma relação de compromisso sólido entre o colaborador e a organização.

A solução «OnBoarding», da Meta4 permite aos novos colaboradores agilizar o processamento de documentos exigidos pela empresa: a assinatura do contrato de trabalho, o certificado de habilitações ou o documento de aceitação das políticas da empresa. Permite-lhes aceder e editar as suas informações pessoais e curriculares de acordo com as suas necessidades: estado civil, contactos de emergência, conta bancária, histórico académico. Isso ajuda os novos contratados a conhecer e a interagir com seus futuros parceiros, gerentes, colegas e pessoas de referência, o que fará o seu primeiro dia de trabalho mais simples e agradável.

Por último, as empresas também beneficiam do módulo «OnBoarding», da Meta4, com a redução dos custos e recursos associados aos processos de seleção. Este módulo permite digitalizar os processos de acolhimento e incorporação e contribui para melhorar a experiência dos colaboradores, o que se repercute numa melhoria do employer branding das empresas. Por outro lado, a solução da Meta4 assegura o cumprimento das normas legais, um dos aspetos mais delicados e com mais consequências gravosas em caso de infração por parte das empresas.

Sérgio Moreno, consultor estratégico de recursos humanos na Meta4, assinala: «Se investimos esforço, afeto e recursos nos nossos candidatos durante as diferentes fases do processo seletivo, no momento da incorporação e durante as semanas antes e depois da mesma não devemos abrandar. Uma vez que o candidato aceita nossa oferta, é imperativo lançar um processo de hospedagem eficiente que acelere a integração ao máximo.»