Escola de Coaching Executivo da CEGOC a crescer

A CEGOC, empresa internacional com posição de destaque em transformação de recursos humanos e desenvolvimento profissional, acaba de anunciar que a sua Escola de Coaching Executivo obteve em 2017 um crescimento superior a 30% ao nível de número de formandos, o que espelha uma elevada dinâmica de crescimento após dois anos de operacionalização.

A Escola de Coaching Executivo marca um conceito de abordagem ao mundo do coaching profissional, de largo espectro, totalmente orientado para a intervenção no domínio corporativo e empresarial, alicerçado pelos padrões do International Coach Federation (ICF) e organizado em três áreas principais – a área de formação de coaches profissionais, processos de coaching para pessoas e equipas e desenvolvimento de competências de coaching para gestores e líderes.

 

Tipologia de coaching mais requisitada

Ao longo dos dois anos de atividade, é possível aferir que a tipologia de coaching mais requisitada, apesar de ter sido registado um crescimento significativo nos cursos «ACTP, Formação de coaches profissionais» e «CCE, Líder coach», foi no domínio do executive e performance coaching.

 

Perfil de formando e principais motivações

No que diz respeito ao perfil dos formandos que frequentam a Escola de Coaching Executivo, é caracterizado por ocupar usualmente cargos nas áreas Recursos Humanos, Formação e Desenvolvimento e de head em negócios de pequena/ média dimensão. As suas principais motivações para decidirem realizar uma intervenção em coaching são normalmente o desenvolvimento de competências de liderança e gestão e, de forma genérica, áreas de desenvolvimento pessoal para elevar a excelência profissional e o aproveitamento do potencial pessoal.

 

2018 – aposta na digitalização

Destaca-se o grande foco na introdução do mundo digital no apoio à formação em coaching e no suporte e no acompanhamento de processos de coaching, área em que a CEGOC pretende tomar uma posição pioneira no desenvolvimento do mundo digital no coaching.

Em 2018, a Escola de Coaching Executivo pretende igualmente reforçar o seu posicionamento da área do team coaching ao nível dos mais distintos padrões de excelência mundial, através do contributo do Peter Hawkins.

Realça-se também o desenvolvimento de um curso, completamente novo, numa área de grande ligação com o coaching: «Desenvolvimento de Competências Conversacionais».

A CEGOC pretende igualmente apostar no campo do desenvolvimento da equipa dos coaches coordenadores da ECEC, no sentido da obtenção das credenciais de maior prestigio mundial no mundo do coaching profissional, honrando assim o seu compromisso ético de desenvolvimento contínuo das competências profissionais de coach.

 

O coaching em 2018

Em 2018, receber coaching será ainda mais crucial, como uma singular possibilidade para criar um espaço de reflexão para suporte à tomada de decisão de líderes cada vez mais «debaixo de água», completamente absorvidos por um ambiente de trabalho tipo «learning on the fly». Por outro lado, funcionando ainda como uma metodologia de desenvolvimento totalmente individualizada e que, por não envolver (como o mentoring) partilha de experiência, é passível de ser utilizada em qualquer domínio, o coaching, para populações que se movem num mundo onde o tempo é um recurso cada vez mais escasso, torna-se extremamente atrativo.

No domínio da formação de coaches, a CEGOC adota um modelo de trabalho absoluta e originalmente pragmático, totalmente alicerçado na prática efetiva das 11 competências centrais de coaching da ICF, profissionalizante e de partilha completamente transparente e atual de know-how.