A STEF atinge funcionário acionista 10 mil

O «Grande Prémio do Índice Euronext-FAS IAS» recompensou o Grupo STEF pela sua estabilidade e pela perenidade do seu modelo de poupança salarial, criado há cerca de 25 anos, bem como pela sua capacidade de aumentar o número de funcionários acionistas para mais de 10 mil. Este prémio foi entregue a Stanislas Lemor, diretor-geral adjunto do Grupo STEF, pelo ministro da Economia e Finanças de França, Bruno Le Maire, durante a cerimónia do «XIII Grande Prémio», da FAS.

Atualmente, 69% do capital do grupo é detido pelos gestores e funcionários, dos quais 16,4% estão incluídos num fundo comum de investimento de empresa. Em 2017, a STEF atingiu o marco simbólico de 10 mil empregados acionistas, o que significa que dois em cada três funcionários são acionistas, tendo em conta todas as categorias socioprofissionais e todos os países europeus. Isto permite que o grupo se situe no terceiro lugar das empresas com a percentagem de funcionários acionistas mais elevada do Índice «Euronext-FAS IAS».

Stanislas Lemor assinalou: «É com orgulho que recebemos este prémio, que representa uma recompensa pela nossa política de associação dos funcionários ao capital da empresa seguida há quase 25 anos. O funcionário acionista é um dos eixos fortes do tríptico pessoa/ trabalho/ capital, sob o qual o Grupo STEF foi criado. É uma potente ferramenta federativa e um verdadeiro impulsionador do desempenho económico. Instrumento de motivação dos funcionários, permite criar uma poupança pessoal ou um capital de reforma e facilitar a integração de novos colaboradores no âmbito do nosso desenvolvimento internacional. Finalmente, representa também um fator competitivo e de diferenciação económica importante para os nossos clientes.»

O «Plano de Poupança de Empresa» (PEE) da STEF foi criado em 1993 pelos fundadores do grupo com o objetivo de garantir a independência da empresa e associar os funcionários ao seu sucesso na Europa. Esta iniciativa, pioneira para a época, continua a ser nos dias de hoje um modelo voluntário e distinto da associação dos funcionários ao desempenho da empresa.

 

Nota: na foto, da esquerda para a direita: Stanislas Lemor, diretor-geral adjunto, Céline Audibert, responsável de comunicação, Aline Bourliataud, responsável da gestão do PEE, Marie-Line Pesquidoux, secretária-geral, e Francis Lemor, presidente do Grupo STEF.