Certificação internacional de mentores de negócios

O projeto «MENTORCERT – Certificação Internacional de Mentores de Negócios» acaba de arrancar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Aprovado pelo programa «ERASMUS+», o projeto propõe criar um esquema de certificação compatível com a ISO (International Organization for Standardization), desenvolvendo e integrando um mecanismo para acesso a serviços de mentoria padronizados e certificados, oferecidos a nível internacional. Além disso, o projeto alinha a atividade de tutoria comercial com sectores de importância estratégica para a economia local.

Desenvolver a matriz de competência dos mentores e promover parcerias entre universidades e empresas – assim como desenvolver caminhos de progressão para mentores de negócio – são alguns dos objetivos do projeto. Financiado pela Agência Nacional Húngara, o «MENTORCERT» dá continuidade a um projeto «Erasmus» liderado pela Budapest Business School – «Trust-me» –, que desenvolveu uma matriz de competências e materiais de e-learning para potenciais mentores de negócio. Refira-se que ao desenvolver um esquema de certificação o projeto pretende ajudar a superar a falta de informação sobre o sector, que constitui uma das barreiras mais significativas para o envolvimento de pequenas e médias empresas (PME) em toda a União Europeia.

 

A escola

A Escola Superior de Biotecnologia integra a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e oferece cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduação nas áreas das ciências da vida (nutrição, microbiologia) e engenharia (alimentar, ambiente e biomédica). Foi pioneira no lançamento da formação em engenharia alimentar em Portugal, há mais de 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no seu centro de investigação –  Centro de Biotecnologia e Química Fina, CBQF –, que detém o estatuto de laboratório associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais.