Promover a inclusão social

A Fundação do Grupo Adecco associou-se ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com o objetivo de as duas instituições trabalharem em conjunto no sentido de impulsionarem a inclusão social e a reintegração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em áreas afetadas por conflitos armados.

A colaboração inicial terá um período de três anos e concentrar-se-á no apoio e no crescimento do «Programa de Reabilitação Física» do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O programa utiliza o desporto como meio para a reabilitação e a inclusão de pessoas com deficiência e visa complementar o seu progresso físico e mental, com orientação profissional e respetiva integração no mercado de trabalho.

Esta iniciativa vai ao encontro do programa já introduzido em Portugal, o «Athlete Career Programme», que auxilia ex-atletas olímpicos a preparem-se para a vida após a carreira desportiva.

«O comprometimento da Adecco no sentido de ajudar não só ex-atletas, mas também pessoas que necessitem de formação adicional e de explorar competências que sejam valorizadas e relevantes para o mercado de trabalho, tem sido uma grande aposta do grupo, com um impacto muito positivo nas vidas dos respetivos», assinalou Carla Rebelo, diretora geral da Adecco Portugal.

O «Programa de Reabilitação Física» já teve início em países como a Índia, a Tailândia, o Afeganistão e o Sudão do Sul, bem como em Gaza, com o objetivo de se expandir no futuro para outros territórios.

Da parceria entre a Fundação do Grupo Adecco e da Cruz Vermelha, espera-se que no futuro se desenvolvam programas focados na resolução de outras questões como inclusão de colaboradores em organizações humanitárias, capacitação através de programas de intercâmbio de colaboradores e evolução e expansão da profissionalização do sector humanitário.