Castro Laboreiro
Povo sai à rua para queimar o Ano Velho

A «Queima do Ano Velho» volta a animar Castro Laboreiro: dia 30, a partir das 23 horas, junto ao Posto de Turismo, a população castreja junta-se num encontro de culturas e gerações. Um pequeno cortejo do Ano Velho com os Rampeiros (música ao vivo com gaitas de foles) e o grupo de teatro de rua Os Kopinxas percorrem as ruas de Castro Laboreiro rumo ao Centro Cívico, onde será queimado o Ano Velho em jeito de despedida.

Texto: Redação Human

 

A tradicional queimada galega e os sons celtas, muito assentes nas tradicionais gaitas de foles, serão trazidos para este evento relembrando tempos idos. «Na esperança de um ano melhor, queima-se a figura do pai velho e deixam-se votos de um excelente 2018», diz Sónia Nogueira, responsável pelo evento. Um dos objetivos é «dar a conhecer os locais que compõem o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), incentivando à cooperação entre diferentes stakeholders num esforço conjunto de promoção do turismo da região, ao mesmo tempo que são divulgadas as tradições e as culturas da região», assinala ainda Sónia Nogueira, sublinhando que «recuperar tradições e rituais de tempos remotos, incentivando à participação quer de turistas, quer de gentes da terra, revela-se cada vez mais importante no sentido de não deixarmos perder hábitos e costumes que são, afinal, os pilares da nossa cultura popular». Mais: «O potencial turístico associado a este tipo de iniciativas é enorme, tal tem vindo a ser visível pela evolução que o turismo tem vindo a ter no nosso país. Castro Laboreiro emerge como uma região com elevado potencial, e o turista que vai a Castro Laboreiro sai sempre com o desejo de regressar.»

A organização é da Just Natur, uma empresa de animação turística dedicada a tours, eventos e experiências na natureza, especializada no PNPG, e tem o apoio da Câmara Municipal de Melgaço e da União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro.

 

Castro Laboreiro

Castro Laboreiro é uma das localidades mais emblemáticas do Parque Nacional Peneda-Gerês. A freguesia está localizada no planalto com o mesmo nome, em plena Serra da Peneda, numa extensa área dentro do parque, distando vinte e cinco quilómetros da sede do concelho.

A aldeia possui ainda um milenar e riquíssimo legado histórico, arqueológico e arquitetónico, designadamente os monumentos megalíticos, o Castelo de Castro Laboreiro (classificado como monumento nacional), as pontes e igrejas medievais, os fornos comunitários, os moinhos, a atividade agro-pastoril e as singulares brandas, inverneiras e lugares fixos, testemunhos, também aqui, da prática da transumância.

Recorde-se que Castro Laboreiro foi finalista do concurso «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias», que decorreu este ano.