Até 10 de dezembro, em Beja
Mercado de Natal no centro histórico

Este ano, Beja volta a receber, de oito a 10 de dezembro, o Mercado de Natal. São esperados mais de 50 expositores de diversas áreas que, por estes dias, estarão entre a Praça Diogo Fernandes (Jardim do Bacalhau) e a Rua Capitão João Francisco de Sousa.

Texto: Redação Human

 

Artesanato tradicional e contemporâneo com origem alentejana e de outras regiões nacionais, produtos agroalimentares, produtos agrícolas, doçaria tradicional de Natal, livros, ilustrações, pinturas e muito mais são algumas das propostas que podem ser encontradas nesta edição do Mercado de Natal, em Beja.

Ao nível do artesanato destaca-se a costura criativa, o tricot, o artesanato tradicional e contemporâneo, os mosaicos hidráulicos e os brinquedos para crianças.

Vinhos, licores, compotas, azeites aromatizados, mel e seus derivados, gomas artesanais, queijos, enchidos e doces tradicionais de Natal são algumas iguarias que farão as delícias dos mais gulosos.

Nozes, grão de bico, kiwano – um fruto exótico produzido na Aldeia dos Fernandes – e outros produtos agrícolas da região também poderão aqui ser encontrados nesta iniciativa que reúne no centro histórico de Beja ilustrações e pinturas realizadas por artistas bejenses, livros, jogos e CDs – tudo excelentes ideias para os presentes de Natal

E quando apetite apertar, há os sabores do street food. Doces ou salgados, as escolhas incluem carne argentina, pregos, bifanas, gelados, crepes e algodão doce.

A animação de rua, a música e o teatro acontecem ao mesmo tempo nas ruas da cidade, e enquanto os pais se entretêm nas compras e nas provas gastronómicas, os mais pequenos podem divertir-se nos insufláveis que estão disponíveis durante a campanha de Natal.

Na casa do Pai Natal (Rua Capitão João Francisco de Sousa) haverá provas de vinho, oficinas de cozinha e outras atividades.

Tudo isto são bons motivos para sair de casa, passear e comprar no comércio tradicional de Beja.

Tudo isto acontece no âmbito da iniciativa «É Natal em Beja», que se enquadra na estratégia de desenvolvimento económico da cidade e do seu património e aposta nas potencialidades do território para o desenvolvimento de todo o concelho.