Colaboração entre formação profissional e educação

Colaboração entre entidades dos sectores da educação e da formação profissional com vista a tornar a Península de Setúbal numa zona de referência em termos de qualificação. Foi este o mote para o «II Encontro Regional da Educação e Formação Profissional da Península de Setúbal», que teve lugar na ATEC, em Palmela, no passado dia 23.

O desafio foi lançado no primeiro encontro, em julho deste ano, durante o qual foram discutidas as ações e as formas de colaboração necessárias entre as várias estruturas de educação e formação profissional, às quais se juntam as empresas, para fazer face aos desafios económicos e sociais que se avizinham. Nesta linha, agrupamentos escolares, centros de formação, escolas profissionais e centro de empregos e formação profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e empresas voltaram a reunir-se na ATEC para delinear planos de ação conjuntos que terão por objetivo garantir a resposta às novas competências requeridas pelo mercado de trabalho na região, aumentar o acesso do género menos representado nas áreas de educação e formação técnicas, aumentar a atratividade da educação e da formação profissional e promover a partilha de recursos entre as diversas instituições da Península de Setúbal. O evento contou com intervenções por parte do IEFP, da Microsoft Portugal, do ISPA – Instituto Universitário e da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET).

Em simultâneo, decorreu nas instalações da ATEC uma feira empresarial com várias empresas da região de Lisboa, durante a qual foram apresentadas aos formandos oportunidades de estágio e emprego.