Top «Wine Spectator»
Chryseia de novo em destaque

Pela terceira vez, o vinho produzido pelas famílias Symington e Prats está presente na lista anual divulgada pela revista norte-americana «Wine Spectator».

Texto: Redação Human

Após o Chryseia 2001 e o Chryseia 2011 (que alcançou o terceiro lugar dos melhores do mundo na edição de 2014 da «Wine Spectator»), o vinho produzido pela Prats & Symington volta a figurar no top 100 da revista norte-americana, com a colheita de 2014. O Chryseia foi o primeiro vinho tranquilo (não generoso) nacional a integrar esta influente classificação que, anualmente, reúne 100 vinhos que os provadores da publicação elegem como os melhores do mundo, entre as dezenas de milhares que o painel de especialistas avalia em cada ano.

O Chryseia nasce das vinhas da Quinta de Roriz, no Douro, onde a pequena adega da propriedade tem visto nascer, ano após ano, vinhos que rapidamente esgotam no mercado, reunindo o consenso de críticos e dos consumidores, tanto nacionais como internacionais, num testemunho aos padrões de qualidade que pautam a parceria das famílias Symington e Prats. Não será então por acaso que o Chryseia já conseguiu estar três vezes incluído nesta classificação anual, um feito ao alcance de muito poucos.

A Prats & Symington nasceu em 1999 de uma parceria entre as famílias Prats e Symington. Bruno Prats, produtor de Bordéus e antigo proprietário do Château Cos d’Estournel, e a Symington, família dos maiores proprietários de vinhas no Douro, conjugam as tradições e o conhecimento de duas das maiores regiões de vinho do mundo, aplicando este conhecimento às castas únicas e ao terroir do Douro. Os vinhos Douro DOC produzidos pela Prats & Symington incluem o internacionalmente reconhecido Chryseia, o Post Scriptum e o Prazo de Roriz. A Prats & Symington é proprietária de duas quintas de primeira linha no Douro, a Quinta de Roriz e a Quinta da Perdiz.

A Symington Family Estates é uma empresa de propriedade e gestão familiar. Detém a Graham’s, uma das 10 marcas de vinho mais admiradas no mundo, segundo a revista «Drinks Internacional», bem como as marcas Dow’s, Cockburn’s e Warre’s, e os vinhos DOC Douro Quinta do Vesuvio, Quinta do Ataíde, Altano e P+S. A família Symington está presente no Douro há cinco gerações (desde 1882), mas se seguirmos a linhagem da família através da bisavó da atual geração, a ligação dos Symington aos vinhos do Douro recua no tempo 14 gerações, transportando-nos até meados do século XVII e aos próprios primórdios da história do vinho do Porto. É atualmente a maior proprietária de quintas na região do Douro e um dos principais produtores de vinho do Porto de qualidade superior, as chamadas categorias especiais.