«II Semana Europeia da Formação Profissional»

«Descobre o teu talento!» é o lema para a campanha da «II Semana Europeia da Formação Profissional» organizada pela Comissão Europeia e que decorrerá esta semana, entre os dias 20 a 24. A iniciativa reúne entidades de educação e formação, organizações da sociedade civil, autoridades públicas, organizações empresariais e o público em geral para aumentar a visibilidade do ensino e da formação profissionais. O objetivo é mostrar que ensino e formação profissionais resultam numa escolha inteligente, que conduz à excelência na educação, a empregos de alta qualidade e a uma empregabilidade reforçada.

Mais de mil eventos acontecem em toda a Europa desde setembro passado e até ao final do ano, incluindo cerca de 30 de norte a sul de Portugal. O evento de lançamento da «II Semana Europeia da Formação Profissional» decorreu no ISCTE, em Lisboa, sendo subordinado ao tema «Aprendizagem de adultos no mundo digital».

A comissária para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, assinalou a propósito do evento: «A formação profissional é demasiadas vezes considerada como uma segunda escolha por comparação com os estudos académicos. Precisamos de alterar isso e mostrar como esta via de formação pode conduzir a carreiras apaixonantes e gratificantes em todas as áreas. A ‘Semana Europeia da Formação Profissional’ coloca em destaque inúmeras oportunidades e experiências de toda a Europa e mostra que ensino e formação profissionais e estágios são uma excelente primeira escolha.» Vídeo com declarações da comissária aqui.

Mais informações aqui.