Lexus NX
A importância dos detalhes

Desde o lançamento em 2014, o ágil SUV urbano NX conta com uma carreira de grande sucesso. Estilo arrojado, habitáculo espaçoso, conforto, segurança e dinâmica de condução ajudaram o modelo a contribuir significativamente para o crescimento das vendas globais da Lexus. Agora mostra-se com um estilo exterior renovado, aprimoramento dos interiores e recurso a equipamento que oferece maior conveniência e funcionalidade.

Texto: Redação Human

 

A Lexus preservou a forte essência do design do NX, que se tem mostrado tão atraente para os clientes, e concentrou-se em detalhes que melhoram o seu impacto visual.

A grelha fusiforme tem um novo visual poderoso mais alinhado com o outro modelo SUV da Lexus, o RX, e acrescenta um argumento de força ao aspeto frontal do NX. Este efeito é acentuado pela introdução de entradas de ar laterais maiores e profundamente encastradas, inclinadas para destacar o aspeto largo deste modelo.

A atualização da parte superior do para-choques dianteiro cria uma mistura mais fluida do estilo do capot e das portas da frente, dando lugar a uma forma geral elegante com excelente aerodinâmica.

As unidades de faróis de LED têm uma nova disposição interna para acomodar o sistema de máximos automático (AHS), parte do conjunto de sistemas designado «Lexus Safety System +», que passou a estar disponível para o NX a partir das versões Executive +. O visual é desportivo e faz eco do design da iluminação do novo coupé de luxo LC. Os indicadores sequencias de mudança de direção também são novos, tanto na dianteira como na traseira.

Na secção traseira, as mudanças na parte inferior do para-choques introduzem elementos da grelha fusiforme, ampliando a sensação de largura do carro e do seu baixo centro de gravidade. Os novos grupos óticos traseiros têm uma forma alongada com uma aplicação negra que destaca as lentes em forma de L.

Dois novos desenhos nas jantes de liga leve de 18 polegadas passam a estar disponíveis para as versões Luxury e F SPORT, ambos com uma combinação impressionante de acabamentos maquinado brilhante e escuro metalizado.

 

Interior ainda com mais conforto

O interior do NX beneficia de um vasto conjunto de melhorias que projetam um carácter mais desportivo e uma sensação geral ainda mais luxuosa. O foco foi ainda colocado na melhoria da facilidade de utilização, conveniência e conforto das caraterísticas do equipamento, respeitando o compromisso da Lexus com os princípios da hospitalidade Omotenashi.

A mudança mais prominente é no aumento do tamanho do ecrã multimédia central. No Novo NX 300h todas as versões contam com o sistema «Lexus Premium Navigation», em que o ecrã aumentou de sete para 10,3 polegadas.

O painel de controlo da climatização na consola central está agora ergonomicamente mais eficiente com uma série de botões a serem substituídos por quatro comutadores fáceis de operar. Estes apresentam uma elevada qualidade tátil e um melhorado padrão de pequenos motivos metalizados «Lexus L». O relógio analógico central foi ampliado, com uma face mais clara e um anel externo mais saliente. Além de ser mais fácil de ler, possui um controlo GPS que ajusta automaticamente a hora à medida que o veículo é conduzido através de diferentes fusos horários.

Na consola central, o NX possui um controlo tátil (Touch pad) de última geração, com um tamanho maior para uma utilização mais fácil. A zona de descanso para as mãos foi remodelada para proporcionar um melhor suporte para o pulso e a zona de carregamento sem fios é agora mais larga e comprida para poder acomodar telemóveis maiores. As entradas USB foram deslocadas para uma posição central mais conveniente e têm uma maior amperagem para mais rápido carregamento dos dispositivos. Em modelos equipados com um Head Up Display a unidade está agora integralmente inserida no painel de instrumentos, criando uma superfície lisa na parte superior do tablier.

 

Novas opções de cores interiores

Existem novas opções de cores para o NX, como os estofos e os revestimentos em castanho, juntamente com os já conhecidos: marfim, preto e rosa velho e um novo vermelho + preto para os modelos NX F SPORT.

 

«Lexus Safety System +»

O novo NX passa a dispor dos benefícios do «Lexus Safety System +». Isso quer dizer que está agora equipado com uma série de funcionalidades de segurança ativa e de assistência ao condutor, incluindo um sistema de segurança pré-colisão (PCS), cruise control adaptativo(ACC), sistema de máximos automático(AHS), sistema de alerta à mudança da faixa de rodagem (LDA) e reconhecimento dos sinais de trânsito (RSA). Está igualmente disponível um sistema inteligente de sensores de estacionamento.

 

Gama e preços

Com o inicio de comercialização já este mês, a Lexus Portugal revelou os preços da gama NX 300h nas versões 4×2 e 4×4. O preço de entrada na gama é de 51.500 euros, correspondendo à versão Business 4×2. O nível seguinte, Executive 4×2, é proposto por 56.800 euros e a versão Executive+ 4×2, com aumento de equipamento incluindo o «Lexus Safety System+», por 59.000.

As versões F Sport e Luxury são 4×4. A versão F Sport apresenta-se com um preço de 65.150 euros e a versão Sport+, assim como a Luxury com equipamento muito completo, é proposta por 71.640 euros.