A startup portuguesa Outplanr, incubada na Startup Lisboa, acaba de lançar a sua app. Denominada «Outplanr», visa ajudar a equilibrar o trabalho de equipa, garantindo que todos têm tarefas atribuídas e que os trabalhos são efetuados a tempo e eliminando a necessidade de horas extra, evitando assim os estados de burnout que são cada vez mais comuns no mundo corporativo.
De assinalar que em 2014 investigadores da Universidade de Stanford (Estados Unidos) demonstraram que as equipas trabalhavam o mesmo ou mais numa semana normal de trabalho do que quando trabalhavam mais 27% de horas extra. E, efetivamente, ter os dias equilibrados sem que haja uma rotina de horas extra faz com que os colaboradores se sintam melhores e mais apreciados. Assim, trabalhar menos horas e haver uma flexibilização na organização dos projetos e das tarefas pode proporcionar equipas mais felizes, produtivas e saudáveis e até levar a uma maior retenção de profissionais nas empresas. Mais informações sobre o estudo aqui.
Ao evitar as horas extra no trabalho e uma autogestão das tarefas, a «Outplanr» pode reduzir as hipóteses de os colaboradores entrarem em stress e em estado burnout, poupando as empresas a gastos extra associados.
O burnout é um desgaste psicológico e físico que muitas vezes é derivado do stress acumulado devido à atividade profissional. As causas deste stress derivam do excesso de horas e de volume de trabalho, da reorganização do trabalho e da limitação de gestão própria do trabalho, entre outras causas. Muitas vezes ter excesso de horas laborais não significa ter excesso de trabalho, mas sim ter este trabalho mal organizado e mal planeado, pelo que deixar as equipas auto-organizarem-se pode ser uma mais-valia para a respetiva empresa, reforçando a motivação da equipa.
A «Outplanr» é uma aplicação inteiramente desenvolvida em Portugal, disponível num modelo de subscrição através da Internet, disponibilizando ainda aplicações móveis para as plataformas Android e iOS. Está disponível aqui ou por e-mail.