Gelpeixe assinala 40 anos de existência e aponta para o futuro

A Gelpeixe assinala em 2017 os seus 40 anos de atividade. Fundada a 21 de janeiro de 1977 por Francisco Tarré, pai do atual administrador, Manuel Tarré, a história da Gelpeixe atravessa gerações, onde se cruza gestão, negócio e família.

Em quatro décadas, a empresa soube passar de um pequeno negócio familiar, que começou por vender gelados e peixe na área da Grande Lisboa – dando origem ao nome que ainda hoje é a sua identidade –, para se assumir como referência nacional na comercialização e na distribuição de produtos congelados, assim como no mercado internacional.

Em 40 anos muito mudou, as instalações cresceram, o negócio expandiu-se e a empresa viu aumentar não só o número de produtos que comercializa e as suas marcas, como o número de funcionários que emprega. Celebrar 40 anos é um marco histórico na vida de um negócio e é por isso que, respeitando o legado do passado e o crescimento sustentado por padrões de exigência, rigor e elevada qualidade, mas de olhos postos no futuro, reforça a importância desta maturidade para os projetos futuros que se adivinham.

Manuel Tarré Fernandes (na foto), presidente da Gelpeixe, assinala: «Alcançar os 40 anos de atividade com sustentabilidade é um marco muito importante para nós, especialmente num sector em que a matéria-prima é determinante, mas por vezes escassa. Contudo, a resiliência e o sucesso da Gelpeixe, que muito gosto me tem dado construir, deve-se fundamentalmente aos cerca de 170 trabalhadores e ao nosso compromisso com os pilares do negócio: eficácia, qualidade, know-how, inovação, sustentabilidade e responsabilidade.»

 

De olhos postos no futuro

O próximo grande projeto da Gelpeixe passa pela ampliação da sua estrutura, essencial para dar resposta ao crescimento das exportações para os mercados da Europa e de África, assim como aumentar a capacidade frigorífica e a sala de laboração (projeto que se prevê que esteja concluído em final de 2018, início de 2019).

A primeira fábrica da Gelpeixe surgiu em 1979, num terreno pertencente aos avós de Manuel Tarré, num pavilhão com 540 metros quadrados, onde cerca de 15 trabalhadores cortavam e embalavam o peixe manualmente. Atualmente, a fábrica da Gelpeixe tem uma área total de mais de 10 mil metros quadrados, uma capacidade de armazenagem em frio de 20 mil metros cúbicos e uma produção de 23 toneladas diárias, suportada por cerca de 170 trabalhadores e duas unidades de produção, num total de 11 linhas. Por dia são movimentadas 80 toneladas de carga, grande parte para transformação e embalamento.

Considerada uma empresa de referência no panorama empresarial português, fruto do know-how adquirido ao longo de quatro décadas e de resultados efetivos comprovados pela expansão de negócio, a Gelpeixe procura garantir a capacidade de resposta e de elevados padrões de qualidade a que já habituou os seus clientes e os seus fornecedores, através de um contínuo investimento na modernização das suas infraestruturas e na inovação dos processos de produção.

 

Nova identidade gráfica e novo site

Para acompanhar o quadragésimo aniversário, a Gelpeixe procedeu a um projeto de rebranding das suas marcas, do site e da identidade visual, assim como nas gamas de produtos, o que se traduz na modernização e na distinção ao nível das embalagens e na marca Delidu.

Com um percurso de décadas de inovação, a empresa acredita que atualmente a inovação da marca está presente nos processos produtivos e na diferenciação da oferta, mas também na capacidade e na adaptabilidade às necessidades do mercado e de renovação da imagem de marca, com vista a refletir os pilares do negócio.

Lídia Tarré, administradora e responsável de marketing e exportação da empresa, partilha: «Há já algum tempo que equacionávamos uma alteração na imagem da marca Gelpeixe, mas não sabíamos ainda até aonde queríamos chegar. Com o aproximar da celebração dos 40 anos, tornou-se mais claro que este seria o momento, e por outro lado que não queríamos perder completamente o legado que a nossa imagem transportava – associação ao negócio de família que foi crescendo a custo e diversificando-se ao longo dos anos até chegar à mesa das famílias portuguesas. Creio que conseguimos. Temos agora uma imagem que revela quem e o que somos hoje – uma empresa sustentável, resiliente, inovadora e com um legado e um know-how imensos que atualmente nos faz chegar não só à mesa dos portugueses mas de muitas famílias pelo mundo fora.»

Com uma quota no mercado português de 8%, a Gelpeixe fechou o ano de 2016 com uma faturação de 53 milhões de euros e um peso das vendas externas próximo dos 20%. Espanha, França, Luxemburgo e Polónia são os principais mercados-clientes fora de Portugal. Em África, a empresa exporta para Angola, Cabo Verde e Moçambique. No caso do peixe, é da África do Sul que a Gelpeixe importa um terço do que vende. Fornece-se também na Escócia e na Índia, passando pelo Alasca. Polvo, cavala, sardinha, carapau, peixe-espada preto e douradas vêm da frota nacional. No entanto, mais de 65% do que a Gelpeixe exporta não é peixe, e é por aqui que quer continuar a trilhar e a afirmar caminho.