Cursos de vocalista, instrumentista e songwriter

A Escola de Música de Monte Abraão (EMMA) abriu as candidaturas para o primeiro curso profissional, oficialmente reconhecido e certificado por organismos estatais, de instrumentista e vocalista em performance de música moderna. A única escola portuguesa especializada no ensino de música moderna vai ainda abrir o curso profissional certificado de songwriting – composição e escrita em canção.

As candidaturas para as 20 vagas começam hoje, dia 26 de outubro, e decorrem até ao dia 21 de dezembro. Segue-se a fase de audição dos candidatos, que decorrerá entre quatro e 26 de janeiro de 2018, ocorrendo a comunicação de admissão entre 27 de janeiro e três de fevereiro. Os cursos iniciam-se na segunda quinzena de fevereiro, nas instalações da EMMA. Estes cursos de formação são indicados para músicos amadores, semiprofissionais e profissionais que pretendam a evolução na sua especialidade e obter uma certificação oficial das suas competências profissionais.

Pedro Alves Duarte, fundador e diretor da EMMA, referiu: «O interesse dos portugueses por música comercial moderna é evidente, como podemos comprovar pelas tabelas de vendas de discos e pela lista dos artistas nacionais e internacionais que mais vendem em Portugal. No entanto, a oferta de formação até à data não ia ao encontro das necessidades dos músicos profissionais e semiprofissionais, que não conseguiam obter formação especializada na área de performance e criação de música moderna; mais difícil ainda era obter reconhecimento oficial da formação. Assim, os músicos que se dedicassem à música moderna teriam que estudar apenas música erudita, ou, mais recentemente, jazz

A EMMA dedica-se exclusivamente à formação de instrumentistas e vocalistas de música moderna, acrescentado agora estes dois cursos à sua oferta. A escola foi recentemente reconhecida como entidade certificada pelo Estado através da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), o que significa que pode formar profissionais na área da música moderna, desenvolvendo cursos de formação de especialização EFA (educação e formação de adultos), para músicos profissionais e semiprofissionais que pretendem desenvolver os seus conhecimentos, e obter uma qualificação reconhecida sobre a forma de um certificado profissional emitido na plataforma SIGO – coordenado pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Os novos cursos são direcionados para jovens e adultos, com mais de 16 anos de idade, que já tenham uma base de prática bastante sólida e que procurem a especialização e a certificação oficial das suas competências. Os candidatos são admitidos após entrevista e análise de prova prática ou de portfolio. Cada curso é dividido em módulos de formação e no final de cada módulo de formação existe um momento de avaliação sumativa. No final do curso existe um projeto final, e é com base nesse projeto e na avaliação sumativa que o formando será acreditado como músico profissional, podendo emitir a posteriori o seu certificado na plataforma «SIGO».