«O Futuro é Incrível. Ready?»
Reposicionamento mundial da Vodafone

A partir de hoje, seis de outubro, a Vodafone adota uma nova estratégia de comunicação global de marca. O reposicionamento materializa-se numa nova assinatura, numa identidade visual e gráfica renovada e num processo transformacional tanto a nível externo como interno.

Por Mário Andrade

 

«O Futuro é Incrível. Ready?» passa a ser o novo claim da Vodafone, numa declaração de intenções assumidamente orientada para as infinitas possibilidades que o futuro traz, não só no que diz respeito às novas tecnologias mas sobretudo na forma como estas vão moldar positivamente o mundo e melhorar a vida das pessoas.

Este reposicionamento – o primeiro desde a introdução de «Power to you», em 2009 – é transversal aos 36 mercados onde está presente a marca Vodafone, e acompanha o espírito que tem marcado a sua atuação: o de uma empresa sempre à frente do seu tempo. A nova assinatura evidencia, assim, o otimismo com que a Vodafone olha para o futuro e posiciona a marca como o parceiro para que as pessoas e as empresas consigam abraçar, e integrar no seu dia-a-dia, as inovações que advêm da tecnologia.

Leonor Dias, diretora de marca da Vodafone Portugal, referiu: «Queremos que as pessoas sintam que a Vodafone estará sempre na vanguarda da transformação tecnológica. E, independentemente do que acontecer individualmente na vida de cada um ou globalmente no mundo, a Vodafone estará ao lado dos seus clientes e parceiros para que, ao ritmo de cada um, tirem o maior partido das novas tecnologias. Num mundo cada vez mais repleto de incertezas e desafios, mais do que uma pergunta, ‘Ready?’, é um convite para que as pessoas façam esta viagem de transformação com a Vodafone.»

A campanha que suporta este reposicionamento arranca hoje, sexta-feira, seis de outubro, e traduz-se na maior campanha publicitária de televisão de sempre nos 33 anos de história do Grupo Vodafone.

O filme centra-se na importância da comunicação ao longo da história da humanidade, desde os tempos pré-históricos. A par deste tema, antecipa aquilo que poderá vir a ser o futuro das tecnologias, procurando transmitir a essência da Vodafone: encurtar tempo e distâncias, ajudando as pessoas a tirar o maior partido do presente, para construírem um futuro melhor.

Produzido pela conceituada produtora do cineasta Ridley Scott, em Portugal o filme conta também com cenas captadas em Lisboa e no Porto, sob a direção do realizador Enrique Escamilla e a produção da Garage Filmes.

No que diz respeito aos suportes impressos e digitais, o elemento gráfico principal de todos os materiais passará a ser o contorno da aspa (speech mark), sobreposto nas imagens. O logotipo também foi redesenhado pela primeira vez em 12 anos, substituindo-se a versão 3D por uma versão 2D, mas forte, simples e direta.

A música que suporta a campanha televisiva em Portugal – e que passará a ser o novo tema da Vodafone Portugal – intitula-se «Ready to Move On» e é da autoria do músico português Riic Wolf, que a produziu especialmente para o reposicionamento da marca no nosso país.

A estratégia global de reposicionamento foi desenvolvida numa fortíssima colaboração entre todos os mercados onde a empresa atua, num total de 36 países. Para o efeito, foram entrevistados mais de 17 mil consumidores, em 10 países. Tudo isto num trabalho conjunto das agências do Grupo WWP, em Portugal representadas pela JWT e pela MEC.