Makro celebra «Dia do Negócio Próprio»

A Makro Portugal promove este ano o «Dia do Negócio Próprio», a 10 de outubro. O dia é assinalado em todos os países onde a Metro/ Makro Cash & Carry está presente. Trata-se de uma iniciativa que pretende homenagear a dedicação diária dos proprietários de negócios próprios, reconhecendo o seu talento, o seu esforço e o seu empenho.

O «Dia do Negócio Próprio» pretende incluir todos os negócios pequenos e independentes, incluindo 21 milhões de clientes profissionais da Metro/ Makro. Em Portugal a empresa espera impactar mais de mil negócios. A empresa pretende estabelecer este dia como um evento global e anual agendado para a segunda terça-feira de outubro.

Tanya Kopps, chief executive officer (CEO) da Makro Portugal, assinalou: «Os donos dos seus próprios negócios não só fazem as nossas vidas convenientes e mais coloridas como também desempenham um papel muito importante para manter as comunidades onde se situam mais vibrantes e cheias de vivacidade. Muitas vezes são a vida e a alma de uma localidade, e essa importância tem de ser recompensada e reconhecida. É nossa missão fazer tudo pelos nossos clientes. Foi com esta finalidade que o ‘Dia do Negócio Próprio’, promovido pela Makro, nasceu. Procura-se com ele fornecer aos negócios dos nossos clientes a atenção e o reconhecimento que merecem, fomentando a sua visibilidade nas suas comunidades, apoiando-os na construção de redes fortes com outros que partilhem a paixão pela restauração.»

Apesar de a plataforma associada à iniciativa ser aberta a todos os clientes e não clientes e para todos os sectores de atividade a nível global, em Portugal o principal foco da Makro assenta nos seus clientes da área da hotelaria e restauração. Até ao dia 10 de outubro, as atividades em torno deste dia passam pela apresentação de uma grande variedade de ofertas especiais, criadas por todos os negócios participantes, como por exemplo: uma sobremesa, um jantar para dois ou um desconto num prato específico. Os participantes inserem as suas especialidades na plataforma online – que está aberta ao público em todos os países, com o intuito de ajudar as empresas a conseguirem um melhor envolvimento com os seus clientes (ver aqui).

Dada a importância dos empresários e investidores para este sector, a Metro/ Makro apresenta este ano uma novidade. Será desenvolvido um estudo internacional para chegar a uma conclusão profunda sobre as atitudes do público em geral, em relação àqueles que possuem negócios próprios. Este estudo fornecerá informações sobre os proprietários: quais os desafios que enfrentam, qual a sua experiência e como é que o seu estabelecimento pode ser promovido.

O estudo analisa amostras representativas do público em geral em Portugal, Alemanha, França, Holanda, Itália, República Checa, Roménia, Turquia, Rússia e China.

Serão fornecidos dados bastante úteis para representantes de empresas e políticos, assim como para a sociedade.

Tanya Kopps referiu ainda: «Será um dia repleto de novas experiências e ofertas especiais – alimentadas por empresários orgulhosos. Ao dar-lhes a atenção que merecem e promovendo as suas atividades com este evento especial, conseguiremos atrair mais clientes para os seus negócios, sublinhando a nossa aspiração em ser os campeões dos negócios próprios.»

De forma a preparar o «Dia do Negócio Próprio», a Makro Portugal fornecerá aos empresários participantes alguns suportes como uma plataforma online que possui as ofertas especiais para o público e respetivas informações sobre as empresas aderentes. Ao mesmo tempo que é feito este anúncio gratuito, merchandising, materiais de promoção personalizados e a devida promoção serão oferecidos pela Makro, com o objetivo de aumentar o seu perfil, assim como atrair novos clientes.

 

A Makro

A Makro, filial portuguesa do grupo alemão Metro, é uma empresa de distribuição grossista, que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares. Presta um serviço global e integrado que vai ao encontro das necessidades de abastecimentos dos profissionais de restauração, hotelaria e similares, retalhistas alimentares e não alimentares, instituições, associações e fundações (públicas e privadas), empresas e empresários da indústria e serviços e ainda profissionais liberais e por conta própria. Está presente em Portugal desde 1989 e conta atualmente com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país e com cerca de 950 colaboradores.

 

A Metro

A Metro é especialista internacional em comércio grossista e retalho alimentar. O opera em 35 países e emprega mais de 150 mil pessoas em todo o mundo. Fornece soluções personalizadas de forma a responder às necessidades regionais e internacionais dos seus clientes. Com as suas marcas de vendas Metro/ Makro Cash & Carry e Real, assim como com os serviços de entrega e iniciativas de digitalização, define os seus padrões para o futuro: foco no cliente, soluções digitais e modelos de negócio sustentáveis. A Metro/ Makro Cash & Carry emprega mais de 100 mil colaboradores e opera em mais de 750 lojas grossistas, em 25 países.